Apresentação do projeto na AMUNORPI

O Projeto Rota do Rosário da Diocese de Jacarezinho, foi apresentado na reunião da AMUNORPI, Associação dos Municípios Norte Pioneiro, no dia 22 em Quatiguá. A comunidade local através de seu prefeito Efraim Bueno de Moraes, acolheu prefeitos, secretários, vereadores, lideranças convidados de toda região e a comissão da Rota do Rosário, através de seus sacerdotes e leigos que estão à frente deste trabalho.

O presidente da AMUNORPI, Dilceu Bona, grande incentivador do Turismo Religioso no Norte Pioneiro, favoreceu a D. Fernando José Penteado, bispo de Jacarezinho e reitor da UENP para que todos os prefeitos tomassem conhecimento deste projeto.

Em nome dos cinco municípios contemplados com a Rota do Rosário nesta primeira fase, sendo Bandeirantes, Siqueira Campos, Tomazina, Jacarezinho e Ribeirão Claro, falou Rúbia Lisboa Martoni, responsável técnica do projeto.

O objetivo deste empreendimento, tendo como protagonista a Diocese de Jacarezinho, é trabalhar o que já existe nesta região vocacionada para o turismo religioso, através da fé e devoção popular. A região do Norte Pioneiro é muito rica com suas igrejas, cultura, arte, gente hospitaleira, belas paisagens, cachoeiras e diversos atrativos.

Segundo Dilceu Bona, a AMUNORPI está diante de um projeto já estruturado, pois a diocese o articula há seis anos. É uma ação comprometida com o desenvolvimento regional, através da cultura da paz, acolhimento e integração de pessoas. Em seguida o presidente pediu apoio de todos os prefeitos presentes e motivou que participassem do I Seminário do Turismo Religioso e Sustentável que acontecerá em Jacarezinho no dia 29, no CAT.

Ao término da brilhante apresentação feita por Rúbia, o Deputado Federal Alex Canziani, se prontificou em agendar uma apresentação da Rota do Rosário ao Ministro do Turismo Luis Barreto, em Brasília, no próximo mês.

Para a prefeita de Jacarezinho, Valentina Helena Toneti, é muito importante a união dos municípios, com as estâncias estadual e federal, em torno deste projeto que é um instrumento de valorização do patrimônio religioso e cultural do Norte Pioneiro.

O I Seminário do Turismo Religioso em Jacarezinho, cumpre o calendário a nível Paraná em parceria com a CNBB, UENP, SEBRAE, FECOMERCIO, AMUNORPI, ADETUNORP e SETU. As inscrições poderão ser feitas pelo site www.rotadorosario.com.br, informou Pe.Celso Miqueli, coordenador da Rota do Rosário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress