I Seminário de Turismo Religioso

No dia 29 de outubro de 2009, a Diocese de Jacarezinho, através da Rota do Rosário – Pastoral do Turismo Religioso, em conformidade com o calendário do Regional Sul II da CNBB, em parceria com o SEBRAE, UENP, ADETUNORPI, AMUNORP, SETU, FECOMERCIO, SESC E SENAC realizou o primeiro Seminário de Turismo Religioso e Sustentável do Norte Pioneiro. Mais de duzentas pessoas compareceram para participar deste dia de formação. Eventos como este estão sendo realizados através de Seminários de Formação, nas cinco Províncias Eclesiásticas no Estado do Paraná. Para a Coordenação Central do Turismo Religioso e Sustentável da CNBB SUL, este Seminário tem um importante significado para a continuidade da implantação da Rota do Rosário, que visa incentivar o Turismo Religioso no Norte Pioneiro do Paraná.

Deste encontro, saíram encaminhamentos e diretrizes para o desenvolvimento de trabalhos e foi dado um grande passo no processo de conscientização e amadurecimento das Comunidades, visando a integração e o desenvolvimento regionais.
O Seminário de Turismo Religioso contou com a presença das seguintes autoridades: Dom Fernando José Penteado, Bispo Diocesano de Jacarezinho e Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Valentina Helena de Andrade Toneti, Prefeita do Município de Jacarezinho, Dilceu Bona, Presidente da AMUNORP e Prefeito do Município de São José da Boa Vista, Padre Carlos Alberto Chiquim, Secretário Executivo do Regional Sul II da CNBB, Nair Tartari, Presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo do Norte do Paraná, Caren Nanci dos Santos, da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná,
Newton Sborghi, Chefe do Escritório Regional da Paraná Turismo, Roberto Jans, do Sebrae Jacarezinho, Sérgio Tibúrcio, diretor do SESC, Vilma Francisquini Lopes Diretora do SENAC Jacarezinho, Rúbia Lisboa Martoni, Coordenadora Técnica da Rota do Rosário e consultora Sebrae-PR, Rubem Moyano, Coordenador da Rota da Fé em Campo Mourão e membro da Comissão de Desenvolvimento de Turismo Religioso do Paraná, Luciana de Oliveira, Turismóloga de Curitiba e palestrante SEBRAE e Maílson Pinheiro Soares, do Sebrae PR.
Durante todo o dia, os participantes foram capacitados através de temas e oficinas sobre o Turismo Religioso no Paraná, o desenvolvimento regional, a integração do Turismo Religioso e Sustentável, as políticas públicas e planejamento estratégico para o fortalecimento deste trabalho no Norte Pioneiro.

Pe. Celso Miqueli
Coordenador da Rota do Rosário Diocese de Jacarezinho e membro da Comissão de Desenvolvimento de Turismo Religioso do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress