Ribeirão Claro sedia reunião da Rota do Rosário

Um grupo de coordenadores e participantes da Rota do Rosário se reuniu no dia 06/10/2009 em Ribeirão Claro. O coordenador da Rota do Rosário na diocese de Jacarezinho, padre Celso Miqueli e a coordenadora voluntária Rúbia Martoni falaram sobre o potencial do município para o turismo religioso e pediram a colaboração da população para consolidar a cidade como pólo do turismo religioso. Na primeira fase, apenas Ribeirão Claro, Bandeirantes, Jacarezinho, Siqueira Campos e Tomazina participam do projeto, mas a meta é incluir 31 cidade do Norte do Paraná nos próximos quatro anos. A primeira-dama, Cleide Maria Baggio Araújo, a diretora municipal de Turismo e Meio Ambiente, Flávia Sabatini, o pároco de Ribeirão Claro, padre Germano Trier e o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Claro, Carlos Henrique Molini (PP), o “Kalé” participaram do evento.

De acordo com dados do Censo realizado em 2000, a religião é a segunda maior causa que leva o brasileiro a sair de casa, ficando atrás apenas do lazer. A idéia é aproveitar o potencial para o turismo religioso e usar a Rota do Rosário como ferramenta de desenvolvimento sustentável. Segundo a coordenadora do projeto, Rúbia Martoni, a região tem como atrativos a hospitalidade de seus moradores, lindas paisagens, fé religiosa, estrutura inexplorada e empreendedorismo. “Queremos criar um ciclo virtuoso”, explicou. “Turismo é bem receber”, resumiu.

Lançado oficialmente em outubro de 2008, o projeto é aberto a todas as religiões e baseia-se em evangelização, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento da região. Para a coordenadora, não existe fórmula para integrar a Rota do Rosário. “Cada município vai colocar as suas características, não existe uma regra”, disse. Os participantes do projeto participam de reuniões mensais e no dia 29 de outubro desse ano acontece o primeiro Seminário de Turismo Religioso, em Jacarezinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress