V Seminário da Rota do Rosário em Tomazina-PR

Aconteceu no dia 8 de novembro o V Seminário da Rota do Rosário, onde se reunirão os Santuários da Diocese de Jacarezinho no Santuário de Santo Inocêncio em Tomazina- Paraná.

Nosso encontro iniciou-se com a palavra do Bispo de nossa Diocese Dom Antonio Braz Benevente. Em seguida a palestra do Padre Evandro Luis Braun, Assessor da Pastoral do Turismo, Regional Sul II, que em sua explanação, explicou o que é Turismo Religioso; e o que os Santuários devem ser local, sendo um lugar de peregrinação e acolhida; falou ainda sobre os desejos das pessoas ligadas ao Santuário, que são:

Fazer que os nossos Santuários e Peregrinações sejam lugares e momentos de encontro do amor de Deus em Cristo;

Promover e colaborar com os movimentos a favor da vida e que lutam pelo respeito à dignidade humana, conservando sempre a nossa identidade católica;

Acolher as famílias e os grupos (também não Católicos e não Cristãos) num ambiente no qual cada um possa sentir-se em casa e bem-vindo;

Criar Associações de Reitores de Santuários e Diretores de Peregrinações;

Realizar uma rede para as comunicações via Internet e publicar noticiários periódicos, utilizando também de todos os meios eletrônicos possíveis.

O Padre Evandro ainda deixou uma forte mensagem que está no Código de Direito Canônico:

Nos santuários ofereçam-se aos fiéis meios de salvação mais abundantes, anunciando com diligência a palavra de Deus, incentivando adequadamente a vida litúrgica, principalmente a Eucaristia e a celebração da penitência, e cultivando as formas aprovadas de piedade popular” (n. 1234).

Após muito contribuir aos que ali estavam Padre Evandro deixou o microfone para perguntas, onde foi lhe questionado sobre como agir quando o Santuário também é paróquia, a sugestão é que em proximos encontros seja direcionado aos também um momento para auxiliar os Santuários que são Paróquia.

Em seguida Deise Bezerra da Paraná Turismo falou sobre: Peregrinação; Romaria ; Apostolado; O que é turismo religioso ;

Em resumo: O Turismo Religioso configura-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas.”.

O Padre Luciano Enes Reitor do Santuário Santo Inocencio, ministrou um momento de espiritualidade com a devoção do Santo, e podemos assitir um breve filme que conta a história de Santo Inocencio e seu Santuário na cidade, bem como também os pontos turísticos da cidade.

Encerrado o V Seminário da Rota do Rosario Padre Celso Miqueli juntamente com o Bispo Diocesano Dom Antonio Braz Benevente, anunciaram que o VI Seminário da Rota do Rosario acontecerá em Bandeirantes – no Santuário São Miguel Arcanjo.

Inserida no Roteiro de inauguração do Santuário da Mãe Rainha, a Rota do Rosário foi lançada oficialmente ao meio-dia do dia 18 de outubro, pelo bispo diocesano Dom Fernando José Penteado. Além do próprio Santuário, outras seis Igrejas compõem este roteiro de turismo religioso na Diocese de Jacarezinho, Norte Pioneiro do Paraná.

O lançamento aconteceu no local do recém inaugurado Santuário da Mãe Rainha. Segundo os organizadores, o evento reuniu milhares de pessoas.

Os fiéis participaram com fé e entusiasmo. Antes da Missa, devotos de Nossa Senhora, numa só voz repetiam: “De Igrejas a Santuários eu vou feliz pela Rota do Rosário”. Segundo Dom Fernando este projeto é uma “ferramenta para o desenvolvimento sustentável da sociedade”.

O Projeto atinge dezenas de cidades, em uma região que abrange a Amunorpi – Associação dos Municípios do Norte Pioneiro – e a Diocese de Jacarezinho. Uma área de quase 15.000,00 Km2 e mais de 460 mil habitantes (Fonte: IBGE e CNBB – Regional Sul II).

Assim, o projeto avançará por fases, sendo que em cada fase será anexado um grupo de cidades até termos toda a rota formada e integrada.

As lideranças leigas e religiosas, parceiras ou responsáveis pelos atrativos turísticos religiosos das cidades integradas, assinarão protocolo de intenções junto à diocese, pertinente a cada fase do projeto.

De Igrejas a Santuários, vou feliz pela Rota do Rosário.

Texto de Gracy Scaramal.

Assessoria Imprensa Santuário São Miguel Arcanjo de Bandeirantes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress