Celebração do domingo de ramos na Catedral Diocesana

 

Iniciamos, no Domingo de Ramos, mais uma Semana Santa com a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém. Aí começa uma nova fase na história do povo de Israel, quando todos se voltam para a cena da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Neste Domingo dia 09 de abril às 08h Dom Antônio Braz Benevente presidiu a benção dos Ramos na Capela São Benedito, após em Procissão pelas ruas da cidade de Jacarezinho, até a Catedral Imaculada Conceição, Dom Antônio celebrou a Santa Missa, com a presença do Pároco Padre Antônio Carlos Pinheiro, Seminaristas e fiéis.

Domingo de Ramos é a comemoração litúrgica da igreja católica que recorda a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A Semana Santa deve ser um tempo de recolhimento, interiorização e abertura do coração e da mente para o Deus da vida. Significa fazer uma parada para reflexão e reconstrução da espiritualidade, essencial para o equilíbrio emocional e a segurança no caminho natural da história de vida com mais objetividade e firmeza.

As dificuldades encontradas não são fracasso nem caminho sem saída; elas nos levam a firmar a esperança na luta por uma vida sem obstáculos intransponíveis. Foi o que aconteceu com Cristo, no trajeto da Paixão, culminando com Sua morte na cruz. Em todo o caminho, Ele passou por diversos atos de humilhação.

A estrada da cruz foi uma perfeita revelação da identidade de Jesus. Ele teve de enfrentar os atos de infidelidade e rebeldia do povo que estava sendo infiel ao projeto de Deus, inclusive sendo crucificado entre malfeitores. Jesus partilha da mesma sorte e dos mesmos sofrimentos dos assassinos e ladrões de sua época.

Na Semana Santa, devemos associar ao sofrimento de Cristo o mesmo que acontece com tantas famílias e pessoas violentadas em nosso tempo.

Fotos/Roberto Carlos Agostinho

Texto/Rosangela da Graça Martinski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress