Coral “Dom Geraldo”, de Jacarezinho-Pr, completa 65 anos

Criado em 1º de maio de 1952, por inspiração do Bispo da época, Dom Geraldo de Proença Sigaud. 

Seu primeiro maestro e fundador, Padre Bruno Welter, esteve a frente do Coral desde sua fundação até 1962. Após transferência do Pe. Bruno para outra cidade, de 1962 a 1964,   assumiu a regência do Coro, Padre Hebert Wamsler. Em 1965, Paulo Braga Diniz , após sua volta do serviço militar na cidade de Curitiba, assumiu a regência dando continuidade ao trabalho iniciado pelo Maestro Pe. Bruno, que sempre teve a preocupação de zelar pela qualidade artística do Coral. Em 1967, o polonês, Padre Francisco Wolczansky, vindo da vizinha cidade de Ribeirão do Pinhal, assumiu a direção do Coro e Paulo Baga, permaneceu como organista. Com a transferência do Padre Francisco, assumi definitivamente a Regência, o  Maestro Paulo Braga. Em 2013, o Maestro Paulo, após 48 anos à frente do Coral, por motivos de saúde, infelizmente teve que deixar a regência. Apesar da dificuldade de se cantar sem Maestro, o grupo não querendo deixar acabar o trabalho incansável de anos de dedicação, vontade e perseverança de seus componentes, ainda continuou cantando, com a ajuda da tecladista, profª Karina. Em outubro de 2013, participação de missa no Santuário da Mãe Rainha; Celebrações Eucarísticas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus ; e nas missas das 7:00h, na Catedral até 14 de dezembro de 2014.  2015, 2016 e 2017, o Coral teve participação na Sexta-Feira Santa na Paroquia Imaculada Conceição-catedral. Ao longo de todos esses anos, o Coral Dom Geraldo teve profusa participação na vida artística e religiosa da cidade. Grandes e inúmeras solenidades no município e região foram enriquecidas com a participação do Coral:

Na Catedral de Jacarezinho, missas solenes de Mozart, Pe. José Maurício; em todas as datas comemorativas de Santos, e solenidades outras, contava com a participação do Coral. Várias outras peças como “Panis Angélicus”, de Cesar Franck, “Milli Cherubini in Coro”, de Franz Schubert; “Missa  em Si Bemol” do Padre José Maurício. Além de cantar em Missas e outras cerimonias religiosas o grupo teve  participação em muitos festejos natalinos, casamentos e eventos de inaugurações, aniversários de cidades, formaturas etc. Participações de Encontros de Corais e Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Bela Vista do Paraíso. Participações em missas nas cidades de  Ourinhos, São Pedro do Turvo, Andirá, Itambaracá, Cambará, Santa Cruz do Rio Pardo, Arapoti, Wenceslau Braz, Nova Fátima, Siqueira Campos, Santo Antonio da Platina, Carlópolis, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Aparecida do Norte  e outras. 

No próximo domingo dia 7 de Maio a missa das 19h na Catedral de Jacarezinho-Pr, será em ação de graças pelos 65 anos do Coral, que estarão abrilhantando a Santa Missa com o canto.

Marilei de Paula Oliveira Fagá integrante do Coral

Minha experiência de coral vem desde a adolescência quando o maestro Padre Chico” regia um pequeno grupo na cidade de Ribeirão do Pinhal. Em 1968, minha família veio para Jacarezinho e, a convite do Padre Chico,(também vindo de Ribeirão do Pinhal para cá) ingressei no coral em abril de 1968. Desde então, tenho vivido essa maravilhosa experiência juntamente com outros cantores, como a Sra. Terezinha Teixeira que está  atuante desde o início do Coral. Para mim, cantar no Coral “Dom Geraldo” é uma forma de expressar a Deus agradecimento pelo dom, é poder contribuir para que a música seja levada e elevada, tocando nos corações das pessoas que gostam de canto coral,  citando o início da “ Oração do cantor”, escrita pelo nosso Maestro Paulo Braga: “Senhor, fazei de minha voz um instrumento para louvar a Vossa glória”.

[tg_youtube width=”” height=”” video_id=”UBReRBlI7rc”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress