Parque dos Campos Gerais conta com Conselho

Posse dos integrantes aconteceu depois de um longo processo de mobilização da sociedade.

Mais uma unidade de conservação, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), passa a contar com um conselho. No dia 25 de julho foi realizada a reunião de formação do Conselho do Parque Nacional dos Campos Gerais, depois de um longo processo de mobilização da sociedade.

O Parque contou com apoio do Grupo de Trabalho para formação do conselho composto pelas Prefeituras de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Sanepar), Companhia de Saneamento do Paraná, e da parceria da APREMAVI (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), Instituição reconhecida pelo apoio à formação de conselhos de Unidades de Conservação e de outros processos de gestão.

Participaram do processo de mobilização mais de 140 Instituições, empresas, comunidades, organizações sociais, além de proprietários de áreas e outros atores envolvidos com território da UC. Após o Edital de Chamamento, 35 Instituições tornaram-se aptas a participar da eleição para ocupar as 22 cadeiras do conselho da Unidade, localizada em Ponta Grossa, no Paraná.

Além das instituições aptas a participar do processo eletivo, também estiveram presentes na reunião de formação vários membros da sociedade local e proprietários de áreas. “O sucesso do processo de formação do conselho somente foi possível através do comprometimento e dedicação coletiva do Grupo de Trabalho e dos organizadores da reunião de eleição”, ressalta Lilian Miranda Garcia, chefe do Parna Campos Gerais.

Participação Social
Os conselhos são espaços que possibilitam a participação social e a transparência na gestão das unidades de conservação, envolvendo as comunidades locais e outros setores estratégicos. Hoje, são mais de 281 conselhos e mais de 8.500 conselheiros em todo o Brasil, que ajudam a conservar as unidades.

Entenda mais sobre o que são os Conselhos das Unidades de Conservação.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress