Com Turismo Rural, Andirá passa integrar Rota do Rosário

Oficialização aconteceu no último domingo, 21, no Santuário de Nossa Senhora Mãe Rainha, em Jacarezinho.

A cidade de Andirá entrou oficialmente na Rota do Rosário – órgão coordenado pela Pastoral do Turismo da Igreja Católica, com o objetivo de mobilizar estratégias de gestão em turismo religioso. O anúncio oficial aconteceu neste domingo, dia 21, no Santuário de Nossa Senhora Mãe Rainha, em Jacarezinho, durante o aniversário de 10 anos da Rota do Rosário, e contou com a participação de milhares de peregrinos e autoridades regionais.

Várias cidades que desenvolvem projetos de turismo religioso integram a Rota do Rosário. No último domingo, mais três comunidades foram inseridas: Andirá, Cambará e Jaguariaíva.

Durante o encontro foi apresentado o conceito dos trabalhos da Pastoral do Turismo e suas ações de divulgação dos santuários. O projeto engloba as comunidades de Jacarezinho (com a Catedral Imaculada Conceição e o Santuário de Nossa senhora de Guadalupe); Ribeirão Claro (Santuário de São Vicenti Palloti); Bandeirantes (Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face; Santuário São Miguel Arcanjo); Santo Antônio da Platina (Santuário Nossa Senhora das Graças); Ribeirão do Pinhal (Santuário do Divino Espírito Santo); Siqueira Campos (Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde); Tomazina (Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus); Jaguariaíva (Santuário Bom Jesus da Pedra Fria); Arapoti (Igrejinha de São João Batista); Piraí do Sul (Santuário de Nossa Senhora das Brotas); Joaquim Távora (Santuário do Santíssimo nome de Jesus).

Para enriquecer a convivência entre um Santuário e outro, a Rota do Rosário está aderindo às três novas cidades, que têm ofertas de ações turísticas em áreas como trilhas, alimentação, lazer, aventuras, cultura: Cambará (Resort Sitio Ecológico Scandolo); Jaguariaíva (turismo de aventura) e Andirá, com o Turismo Rural – um dos mais recentes e mobilizadores projetos da Prefeitura de Andirá, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

No encontro deste domingo, a Secretária andiraense, Sueli Nardoni, representando a prefeita Ione Abib, falou ao público presente da alegria e importância do município em estar inserindo-se na Rota do Rosário. Ela destacou os potenciais diversos de Andirá, especialmente no que tange ao Turismo Rural. Sueli presentou fotos, banners e faixas com os trabalhos até então realizados na cidade. “Foi uma alegria muito grande para nós que estamos pensando a ampliação dos potenciais do setor em nossa cidade”, disse a secretária.

A inserção de Andirá na Rota do Rosário está sendo possível graças ao apoio do Padre Wilson, da Paróquia São Francisco de Assis. Ele falou sobre a importância desta parceria: “A vida não para, e para existir há muitas circunstâncias que a envolve. Ao adentrarmos no turismo religioso e rural em nossa cidade, percebemos o quanto são necessárias as parcerias com todos. Dando passos firmes e significativos. Explorar belezas naturais, delícias culinárias e tudo cercado na fonte principal que é Deus para nossa vida. Por isso, o turismo em nossa cidade quer oferecer a todos um bom momento de lazer e descontrações com uma pitada de fé e amor aos nossos irmãos. Por isso convidamos você para desfrutar das maravilhas de nossa cidade de Andirá”.

De acordo com o padre Celso Miquele, coordenador da Rota do Rosário, este é um projeto mobilizador, que envolve muitas comunidades. “Andirá se apresenta como pioneira nesse processo ousado onde cada qual pode contribuir de maneira original, visando o associativismo, a integração, parceria e fortalecimento da região que visa o desenvolvimento com apoio do poder público, da iniciativa privada, além do empenho de toda a comunidade”, destacou.

Além de Miqueli, participaram do evento, o bispo da Diocese de Jacarezinho, Dom Antônio Braz; o Presidente da Paraná Turismo, Professor Jacó Gimenes; o Presidente da Atunorpi – Associação do Turismo do Norte Pioneiro – Wellington Bergamachi; Prefeitos, Secretários, representantes dos setores de turismo religioso e da imprensa.

 Da Assessoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress