Santuário Nossa Senhora das Brotas

Cidade: Piraí do Sul / PR

Breve histórico

A história de devoção à Nossa Senhora das Brotas inicia-se por volta do ano de 1808 quando Frei Antônio de Santana Galvão, ao passar por Piraí do Sul, pernoitou na casa da viúva Ana Rosa da Conceição de Paula e, como forma de agradecimento, deixou uma estampa em papel com uma Efígie de Nossa Senhora das Barracas e escreveu: “Venerai sempre está Santa Efígie porque ela é muito milagrosa”.

Anos depois, Ana Rosa casou-se com Joaquim Maciel e no percurso da mudança perdeu o quadro com a Efígie. Como era de costume, naquela época, houve uma queimada na região, e foi então que aconteceu o primeiro milagre, para a surpresa de todos, no dia 26 de dezembro a Efígie foi encontrada intacta em meio a brotos de uma nova vegetação que nascia. A moldura foi totalmente destruída pelo fogo e a Efígie foi milagrosamente preservada.

Após este milagre, Ana Rosa guardou esta estampa como uma relíquia, colando-a em uma nova moldura de madeira, tendo em sua casa local de honra, onde o culto familiar passa a público e os devotos passaram a chamá-la de Nossa Senhora das Brotas.

Os tropeiros foram os primeiros devotos de Nossa Senhora das Brotas, em suas viagens vindas do Sul com direção a São Paulo, faziam o pernoite próximo à “Casa da Mãe”, onde faziam suas orações e pediam proteção a seus rebanhos.

Capelas foram sucessivamente sendo construídas no bosque, até a atual construída em 1985 e inaugurada em 1987, tendo em linhas gerais o formato de uma coroa, em homenagem à Rainha, Nossa Senhora das Brotas.

O dia 27 de dezembro foi escolhido como o dia da Festa de Nossa Senhora das Brotas, data em que acontece o encontro das famílias Piraienses na Casa da Mãe e a vinda de milhares de romeiros de todos os cantos do País.

No dia 21 de dezembro de 1999, o Governo do Estado do Paraná instituiu Piraí do Sul como Polo Turístico Religioso devido ao Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Ainda, no dia 08 de setembro de 2004 Nossa Senhora das Brotas foi considerada a Padroeira do Caminho das Tropas que segue de Viamão/RS até Sorocaba/SP.

Já no dia 1º de maio de 2013, o Bispo Diocesano de Ponta Grossa D. Sérgio Arthur Braschi assinou o Decreto de Criação e Instalação do Santuário de Nossa Senhora das Brotas.

Atualmente, a Igreja Santuário dedicada à Nossa Senhora das Brotas, após passar por várias melhorias finalizou o projeto iconográfico no final de julho de 2022, sendo que no mês seguinte (27/08/2022) em uma Celebração Eucarística presida pelo Bispo Diocesano D. Sérgio Arthur Braschi, houve a dedicação do Santuário e a consagração do Altar, como forma de reconhecimento pelo ambiente religioso e pelo lugar consagrado a Deus. Nesta data, a Igreja Santuário também recebeu a relíquia de São Frei Galvão que está exposta na parte da frente do altar, consistente em um pequeno fragmento de osso do Santo.

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas é o atrativo mais visitado em Piraí do Sul, dentro do segmento do Turismo Religioso, e oferece aos visitantes, romeiros ou peregrinos uma infraestrutura capaz de atender às expectativas daqueles que vem até o local, além de demonstrar uma constante preocupação com a acessibilidade.

Grande percentual dos visitantes são da terceira idade, no entanto, o Santuário recebe frequentemente grupos heterogêneos com adultos e crianças, avós e netos, disponibilizando visita guiada, diante das diversas obras existentes, entre elas: Capela da Sagrada Família, Caminho das Dores e Alegrias de Maria, Memorial de Sant’Ana e São Joaquim, Caminho das Padroeiras.

Além da estrutura física, o Santuário promove eventos que estão em seu calendário oficial, com destaque a Festa de Nossa Senhora das Brotas no dia 27 de dezembro, recebendo um número expressivo de romeiros e visitantes, dentre outros festejos como: a Festa do Trabalhador em 1º de maio e Festa do Motorista que acontece todo ano no dia 12 de outubro, recentemente também está sendo promovida a Festa do Agricultor, que em 2023 acontecerá no dia 30 de julho. Ainda no Santuário, durante o ano ocorrem diversos eventos ligados à pratica esportiva e ao tropeiro, como caminhadas, corridas e as cavalgadas.

Por fim, todos esses eventos e a programação permanente do Santuário tem por objetivo principal expandir o anúncio e a vivência do Evangelho, venha você também fazer parte dessa grande família de Nossa Senhora das Brotas!

Programação Permanente

– Missa: Segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira às 19h30.
– Missa: Domingo às 11h30 e 16h.

– Toda 1ª quinta-feira do mês: Missa Maria passa na frente às 19h30.
– Todo dia 27 do mês: Missa da Família às 19h30.
– Toda sexta-feira: Adoração às 14h.

Endereço

Avenida Nossa Senhora das Brotas, s/n, Bairro Brotas, Piraí do Sul, PR.
Contato Postal:
Paróquia Senhor Menino Deus
Rua Alfredo Ribeiro de Souza, 75, Centro (Ao lado da Igreja São José)
Caixa Postal 186 – CEP: 84.240-000
Fone/fax: (42) 3237 1440

Contatos

Reitor: Pe. Luiz Carlos Mirkoski

Assuntos gerais: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Diretor Administrativo: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão de Liturgia, Celebrações e Devocionais: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão de História e Registros: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão de Acolhida e Eventos Turísticos: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão de Patrimônio e Documentos: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão de Obras, Projetos e Infra Estrutura: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Secretária: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão de Meio Ambiente e Paisagismo: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão de Eventos: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão de Contatos e Patrocínios: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão Econômica e Tesouraria: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão de Marketing: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Comissão de Pesquisas, Estatísticas e Avaliações: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Assessor Jurídico: santuariodasbrotas.diocesano@gmail.com

Mídias

.

plugins premium WordPress