Reunião da comissão da Rota do Rosário em Tomazina

Na tarde do dia vinte e sete de maio de dois mil e dez, a Comissão da Rota do Rosário esteve reunida no Salão Paroquial de Tomazina, Santuário de Santo Inocêncio para mais uma reunião de avaliação, partilha e planejamento. Fomos acolhidos com a oração inicial feita pelo Pároco Pe.José Hédio dos Santos.

Logo em seguida o mesmo comentou sobre a II Missa de Sensibilização em Tomazina no dia 15.05.2010. Destacou a presença das capelas rurais, da comunidade de Pinhalão, alem de representantes de alguns Santuários da Rota do Rosário. Segundo o padre, foi uma vivencia muito bonita com participação de aproximadamente mil e quinhentas pessoas. Representantes das capelas receberam um quadro de Santo Inocêncio com relíquias de terceira classe, fragmentos das vestes do santo, extraídas durante a reforma ocorrida no ano passado. Em seguida Leandro Muniz, Secretário da Educação e Cultura no Município e Presidente da Comissão SIM – Santo Inocêncio Mártir 35 Anos, falou sobre o projeto de divulgação da devoção ao jovem santo. Ao formar uma comissão para conservação da imagem, durante este processo de restauração, perceberam o grande tesouro de relíquias presentes na urna. A Comissão tem como meta conscientizar a comunidade local, como já vem trabalhando neste sentido, e tem como meta levar a devoção de Santo Inocêncio até Rio de Janeiro, Curitiba, locais por onde e passaram os restos mortais do Santo, durante sua chegada em 1975. Pretendem também deixar fragmentos de relíquias em Aparecida e Canção Nova.
Adriana Justino partilhou sobre a III Oficina do Turismo Religioso em Curitiba – Adriana, realizada no dia 18 de maio. Destacou que todos os palestrantes mencionaram sobre o trabalho da Rota do Rosário, foi citada como projeto de grande porte e de comprometimento com o desenvolvimento regional. Salientou a importância do trabalho em grupo, para o fortalecimento das ações de cada santuário, e a imprescindível contribuição de materiais de difusão da Rota do Rosário. Apresentou Junior Pucci e amigos que vieram fazer a entrega de adesivos da Rota do Rosário e participaram de toda a reunião.
Rubia Martoni expôs aos presentes o novo atrativo da Rota do Rosário em Ribeirão Claro, a Festa do Divino Espírito Santo, no patrimônio da Cachoeira.
Este trabalho foi selado no dia de ontem dia vinte e seis de maio, com a solene missa abertura para a festa do Divino Espírito Santo. Este trabalho será um resgate da cultura religiosa, baseada nos moldes da fé dos portugueses, que acontece em varias partes dos pais. Ribeirão Claro, poderá abrilhantar esta expressão religiosa integrando a beleza local com a abundancia de água, o artesanato do povo de Ribeirão Claro e os pratos típico, além de danças e integração de várias culturas como Folia de Reis, Cavalgadas, procissões de barcos com a Bandeira do Divino, orações e bênçãos nas residências.
Dia 05 e 06 de junho, a comunidade vai participar do encerramento das atividades propostas através do turismo, pois acreditamos que este será o caminho para melhoria de vidas de muitas famílias daquela comunidade.
O assunto seguinte foi a apresentação de Paulo Balla sobre o Diagnóstico a ser realizado na Rota do Rosário, que trará a tona todos os destinos reais e potenciais sobre o turismo no Norte Pioneiro, em especial a ênfase para o Turismo Religioso e Sustentável. Falou ainda de outras conquistas a serem oficializadas, graças a sólida parceria com a ADETUNORP – Agência de Desenvolvimento do Turismo no Norte Pioneiro e SETU – Secretaria de Turismo do Paraná. O Diácono Anderson Marchiori fez o convite para a solene festa do Sagrado Coração no Santuário do Sagrado Coração de Ibaiti, no dia 19 de junho. Será um dia muito especial com presença de varias comunidades, a TV Século XXI estará presente, juntamente com os demais santuários. Na ocasião desta I Missa de Sensibilização da Rota do Rosário, será inaugurado o totem, a placa sinalizadora da Rota do Rosário naquele Santuário. A comissão teve o privilegio de contar mais uma vez, do sempre presente e grande estimulador deste trabalho de Turismo Religioso, o Chefe Regional da SETU – PR, Nilton Sborgi, de Londrina.
Dom Fernando José Penteado solicitou aos padres que a partir de junho, cada santuário vai contribuir com R$ 50,00 mensais por enquanto, para ajudar nas despesas da Comissão da Rota do Rosário que vai trabalhar nesta media. Caso ultrapasse, acertarão as diferenças, e se for o suficiente a cota do mês, não precisarão pagar nada mais alem do combinado.
Sendo feito os acertos do mês de maio, o Diácono Anderson dirigiu a oração final. A próxima reunião será no dia 24 de junho em Santo Antonio da Platina as 15horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress