Festa em Louvor a São Benedito, Divino Espírito Santo e Sagrado Coração de Jesus

 

A Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, Tomazina – PR, celebrou a Festa em Louvor a São Benedito, Divino Espírito Santo e Sagrado Coração de Jesus nos dias 26 de junho a 09 de julho de 2017. Conhecida também como a Festa de Julho, essa Tradicional festividade é antecipada pela Quitanda, isto é, quinze dias de venda de pães, roscas, biscoito, bolacha de nata, sequilho e doces caseiros. Para a fabricação desses gêneros alimentícios, diversas pessoas, na sua maioria mulheres, doaram e dedicaram o seu tempo e trabalho com aproximadamente um mês de antecedência. O voluntariado dos Paroquianos Tomazinenses foi destaque na Festa de Julho. Além disso, muitas foram as doações das famílias da Cidade e da área rural.
No contexto religioso católico, as festas das paróquias existem para ajudar na manutenção das estruturas físicas das comunidades, para os fiéis se confraternizarem e, principalmente, para a evangelização, por isso, além da parte externa, dentro da programação, há um destaque para as celebrações litúrgicas. Em consonância com essa perspectiva, dos dias 05 ao dia 07 de julho, sempre às 19h30, na Igreja Matriz/Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, aconteceu o Tríduo, que são três dias de Santas Missas. No primeiro dia do Tríduo, Padre Marcelo Gonçalves Mendes, Vigário Paroquial dessa Comunidade, refletiu sobre São Benedito e explanou a temática: “São Benedito, exemplo de humildade e serviço”. Rezando a Santa Eucaristia com o Louvor, Padre Marcelo presidiu o segundo dia do Tríduo refletindo sobre o tema: “Divino Espírito Santo, Força dos humildes”. E para complementar essa atividade religiosa, no terceiro dia do Tríduo, Padre Marcelo abordou a temática: “Sagrado Coração de Jesus, refúgio dos humildes”. As três celebrações do Tríduo contaram com a presença de diversas pessoas de Tomazina e fiéis de outras comunidades paroquiais. Complementando a parte das celebrações da Festa de Julho, o domingo, dia 09, Dia Votivo a Santo Inocêncio foi marcado pelas três Santas Missas. Como já é tradição em Tomazina, no domingo da Festa, a Missa das 10h da manhã aconteceu no Posto São Paulo, popular Posto do Paulinho. Com a presença de muitos fiéis tomazinenses e visitantes, Padre Pedro Claudino Nunes, Pároco e Reitor do Santuário, presidiu essa Santa Eucaristia. Em sua homilia, aconselhou os motoristas a terem responsabilidades no transito, cuidar de si e cuidar dos outros condutores também, a ética cristã é válida também na direção dos veículos. Após a bênção e o envio da Missa, aconteceu uma carreata com a Imagem de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Ao chegarem à frente da Igreja Matriz/Santuário, Padre Pedro e Padre Marcelo abençoaram os veículos.
Seguindo a programação do Dia 9, no Santuário aconteceu a Santa Missa das 15h e das 19h30. Ambas as Celebrações Eucarísticas foram presididas pelo Padre Marcelo e contaram com o grande número de romeiros. Na Missa das 15h, o Santuário acolheu a presença de muitos fiéis das Comunidades rurais do município de Tomazina e de outras cidades da região de Tomazina e de cidades distantes. Destaca-se aqui uma romaria com cem pessoas que veio da Diocese de São José dos Pinhais. A vontade desses romeiros de conhecer o Santuário Tomazinense despertou quando o Diácono Francisco Faria, natural do Município de Tomazina, Bairro do Matão, falou para seus paroquianos da existência do Santuário com as relíquias de primeira classe de um Santo, disse dos muitos milagres que aconteceram mediante a intercessão de Santo Inocêncio. Os romeiros de São José dos Pinhais voltaram para suas casas apaixonados por Tomazina e pelo Santuário, ficaram muito felizes com a acolhida e hospitalidade dos padres e do Povo Tomazinense. Disseram que voltarão a Tomazina em outra oportunidade. Estava presente também na Santa Missa das 15h o Padre Celso Miqueli, Coordenador da Rota do Rosário (Projeto que trabalha com o turismo religioso). Nos dias 9 também é muito comum peregrinos dos bairros rurais e de outras cidades virem a Tomazina a pé. Com relação à parte externa da Festa, além da Quitanda, a partir do dia 07 de julho, houve no Salão de Festas Santo Inocêncio a venda de pasteis, churrasco, frango assado, leitoa, maionese, refrigerante e porções e doces. Como atividade cultural para entreter os participantes, na sexta-feira, dia 07 de julho, após a Santa Missa, aconteceu a Roda de Viola com violeiros e cantores do Município. No sábado dia 08, após a Santa Missa, os jovens do Grupo da Pastoral Juvenil Paroquial apresentaram uma quadrilha na qual eles mesclaram músicas típicas dessa dança com músicas religiosas. Toda Comunidade reunida se alegrou com o trabalho e envolvimento dos jovens. No domingo dia 9, além da programação religiosa, a parte externa da Festa aconteceu durante todo o dia. Ao meio-dia, foi preparado um almoço para acolher os visitantes e também os Tomazinenses. O Padre Pedro Claudino, Padre Marcelo Gonçalves Mendes, os Conselhos Econômico e Pastoral, demais lideranças e toda Comunidade Paroquial Tomazinense agradecem as orações e a presença de todos. Segundo a equipe organizadora, “a Festa aconteceu porque Deus abençoou e a Comunidade se envolveu e sentiu-se parte dessa atividade”. Isso ficou muito evidente no trabalho dos voluntários e doadores que se empenharam para ajudar a Igreja e consecutivamente o Reino de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress