Juventude da Diocese de Jacarezinho celebrou com júbilo e solenidade o dia Nacional da Juventude

A Juventude da Diocese de Jacarezinho celebrou com júbilo e solenidade o dia Nacional da Juventude 2017, DNJ, neste domingo, dia 29 de outubro, na Paróquia Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, Cidade de Tomazina-PR.

Com mais de 400 jovens representando todas as expressões juvenis da Igreja Católica, o DNJ 2017 teve início com a Santa Missa das 9h30 realizada na Igreja Matriz/Santuário que foi presidida por Dom Antonio Braz Benevente, Bispo Diocesano da Jacarezinho. Essa Santa Eucaristia contou com as concelebrações do Padre Pedro Claudino Nunes, Pároco e Reitor do Santuário Tomazinense, do Padre Fábio Antunes, Assessor da Pastoral Juvenil Diocesana, do Padre Marcelo Gonçalves Mendes, Vigário Paroquial em Tomazina, e do Padre Leandro dos Santos Silva, Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Cidade de Santo Antônio da Platina.

Estiveram presentes também diversas irmãs religiosas, Frei Luiz Felipe Camargo, residente em Siqueira Campos, e o Seminarista Claudinei José de Oliveira. Em sua homilia, após fazer uma explicação dos textos bíblicos da Liturgia da Palavra, Dom Antonio motivou a juventude a viver o amor e a fé de forma prática em suas comunidades. A fala do Bispo este em consonância com o tema deste ano do DNJ, “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra”, e com o lema, “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11).

Após a Santa Missa, os jovens realizaram um ato cívico que foi iniciado dentro da Igreja e concluído na Praça ao lado do Santuário. As atrações do DNJ aconteceram na Igreja e também no Salão Paroquial. Os jovens tiveram ao longo do domingo diversas atividades que os ajudaram a viver a fé de maneira prática; além disso, momentos de animação com musical conduzido por um Ministério de Música da Cidade de Santo Antônio da Platina. A celebração do Dia da Juventude também foi iluminada por algumas reflexões, por isso eles ouviram duas palestras, uma na parte da manhã e outra à tarde.

A primeira delas foi apresentada por Renato Nadalini Aguiar, Ator teatral que interpreta o Palhaço Siricotico. Renato conduziu de forma lúdica a temática do ser jovem discípulo missionário de Jesus Cristo. A palestra da tarde ficou a cargo da Drª Kele Cristiani Diogo Bahena, Promotora de Justiça que atua na região do Norte Pioneiro. Ela abordou o tema dos direitos humanos e defesa da vida. A Juventude Diocesana presente em Tomazina também teve a oportunidade de desenvolver seus dons artísticos, pois após a palestra da Drª Kele, houve a apresentação de danças e teatros preparados pelos decanatos da Diocese.

Segundo o Padre Marcelo, apresentador do DNJ, “Cada apresentação foi um Show de Criatividade”. Padre Fábio presenteou alguns dos decanatos com três imagens de Nossa Senhora Aparecida. Segundo Padre Fábio, essas imagens irão peregrinar pelas paróquias dos decanatos. A premiação foi para o decanato que trouxe mais jovens, o decanato que expressou melhor sua participação no evento e a apresentação artística que mais se aproximou do tema do DNJ.

O Dia Nacional da Juventude 2017 foi finalizado com a fala de Padre Pedro Claudino, ele agradeceu imensamente a presença de todos, rendeu graças também pela dedicação do Grupo de Jovens de Tomazina em preparar o ambiente para o Evento e pela ajuda que a Comunidade Tomazinense prestou para a realização do DNJ. Padre Fábio também agradeceu, em nome da Coordenação Diocesana, a acolhida dos Padres de Tomazina e de toda Comunidade. Ele disse que ficou muito feliz com a presença de tantos jovens. Os jovens voltaram para suas casas com a bênção concedida pelos três sacerdotes.

Fonte:Padre Marcelo Gonçalves Mendes:Assessor diocesano Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress