Peregrinos da madrugada

Quem faz peregrinações “reza” com os pés e experimenta com todos os sentidos que a sua vida é um grande caminho para Deus.” (You Cat nº1674).

Um grupo de cinco pessoas, Rubens, Adalton, Marco, Danilo e Pe. Celso Miqueli, realizaram na madrugada de sábado (12.01), a caminhada de Guapirama até o Santuário Diocesano da Imaculada Conceição Aparecida e de Santo Inocêncio em Tomazina. O objetivo era percorrer o trajeto para reconhecimento da peregrinação aberta aos interessados que ocorrerá no dia 09 de fevereiro, saindo de Guapirama, da praça da Matriz São Roque, caminhando 40 km pelas estradas rurais até Tomazina.
O trajeto pode ser considerado de nível difícil. Para o pequeno grupo que pode caminhar com a mochila que continha somente os itens necessário, como, capa de chuva, protetor solar, kit de primeiros socorros e água, a caminhada foi um tanto mais leve. Houve bom desempenho pela manhã, sendo que das 3h até o meio dia, foram percorridos 26 km. Após o almoço a partir das 13h, se cumpriu os últimos 14km em 5h.

O companheiro indispensável

Não existe melhor e maior apoio, depois da graça de Deus e das companhias dos peregrinos que o cajado. Ele é fundamental como instrumento de apoio para as subidas e descidas, bem como para autodefesa de animais e situações hostis. Não pense em peregrinação acima de 15 km sem o apoio do cajado. Embora a resistência varia de pessoa para pessoa, mesmo assim este instrumento se torna indispensável num trajeto.

O sentido da peregrinação

Todo peregrino deve ter consigo uma razão para se lançar na aventura da peregrinação. Certamente, há de levar consigo seus propósitos de gratidão, louvores, súplicas e de bons propósitos. E como se sabe, Deus se alegra com um coração agradecido.
Na peregrinação o espirito se eleva, o reconhecimento das maravilhas de Deus são rompantes, porque Ele é bom, é bom em todo momento e bom é tudo aquilo que ele faz.
Tal experiência favorece o autoconhecimento, a partilha, o espirito de grupo, de apoio, escuta, companheirismo, gratidão e encanto com as belas paisagens que deslumbram no percurso. É uma experiência que não dá para explicar, e cada qual deve vivê-la em toda sua intensidade.

A alegria da chegada

Quando ainda distantes, só o fato de se avistar o belo e encantador Santuário de Tomazina, considerado a “Capela Sistina do Norte Pioneiro”, o coração se alarga e as forças se redobram com o imenso desejo de por ele ser abrigado, acolhido e abração.
E foi bem isto que aconteceu. Além do fato de se chegar ao ponto determinado, no caso, o Santuário, lugar da experiência de Deus, a casa e refúgio seguro do peregrino, também a equipe de acolhida juntamente com o pároco e Reitor Pe. Claudinei Antonio Clanto Silva ofereceram o que tinham de melhor: o sorriso, o abraço, as palavras de encorajamento, a partilha da bela e riquíssima história local e do Santuário, o bom café, banheiro e companhia. Isso tudo não tem preço.
Próxima caminhada será dia 09 de fevereiro

Sob a responsabilidade de Rubinho de Guapirama e toda sua equipe de apoio, famílias que costumeiramente peregrinam até o Santuário de São Miguel Arcanjo de Bandeirantes, no dia 09 de fevereiro sairá as 02h00 da madrugada, da praça da Matriz, a peregrinação até Tomazina. Os interessados devem estar cheios de predisposição física e mental para que possa cumprir este trajeto com êxito. Há de ser maravilhoso mais este desafio.

Interessados

Quem deseja fazer esta peregrinação do dia 09.02, deve entrar em contato com o Rubinho de Guapirama para maiores informações in box. Logo mais teremos a ficha de inscrição.
Saiba mais sobre o Turismo Religioso na Diocese de Jacarezinho e de Campos Gerais www.rotadorosario.org
Fan page: Rota do Rosario Turismo Religioso
Instagram @rotadorosariopastur

“De Igreja a santuário, vou feliz pela Rota do Rosário!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress