Museu de Jacarezinho recebe V Mostra de Arte Afro-brasileira

Alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa, professores e estagiários do museu durante abertura da Mostra de Arte

Museu de Jacarezinho recebeV Mostra de Arte Afro-brasileira A V Mostra de Arte Afro-brasileira da UENP foioficialmente aberta na última quinta-feira, 31 de outubro, no Museu Dom Ernesto de Paula, Jacarezinho. Na ocasião, alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa, bem como alunos e professores da UENP, do Instituto Federal e do Sesi participaram da solenidade, que contou ainda com a apresentação musical de Vanessa Machado e Willians Alexandre. A Mostra segue em exposição até 29 de novembro.

Mais de dez artistas dos estados do Paraná e de São Paulo expõem suas obras na Mostra. O acervo, com mais de 30 peças, transita por diversos temas, dentre os quais, crítica social, espiritualidade católica e de matriz africana, ludicidade, além de representações figurativas em esculturas e óleo sobre tela.

Expõem nesta edição Edmilson Donizetti, Marina Moura, Selma Fogiatto, Jucelino Biagini, Joãozinho Caldeira, Rodrigo Casteleira, Clóvis AfonsoCosta, (CACosta); Ângela Sambe, Val Moura, Paulo Pimentel, Richard Renê, André Reis, Tiago Angelo, Luiz Fernando Angelo, Amanda Lavorato e Elma Penha.

O diretor de Cultura da UENP, professor James Rios, comentou sobre o acervo reunido pela Mostra. “Nesta edição, notamos um crescimento significativo dos artistas, bem como das obras enviadas à Mostra. Estamos felizes por conseguir estimular a produção e acirculação de obras de arte com temas voltados às relações étnico-raciais. As obras que estão aqui, para além do bom nível que apresentam, convidam-nos para uma reflexão profunda sobre a negritude e tudo que a envolve. Parabéns e obrigado a todos os artistas e parceiros que viabilizam a realização dessa Mostra”, disse.

 A V Mostra de Arte Afro-brasileira é uma realização da UENP, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Sesi e Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Jacarezinho. A ação conta com os Apoios dos NEABIs da UENP e do Instituto Federal, DCE UENP, Secretaria de Cultura de Ourinhos, Prefeitura de Cornélio Procópio, Mitra Diocesana de Jacarezinho, Conjunto Amadores de Teatro (CAT), Escola de Samba Acadêmicos Capiau e Projeto Identidades Visuais.

Participaram também da solenidade de abertura, Rodolfo Fiorucci, diretor do IFPR, Antonio Donizete Fernandes, do NEABI/UENP, e Beatriz Cunha, agente Cultural do SESI de Santo Antonio da Platina.

Exposição

O Museu Dom Ernesto de Paula estará aberto à visitação de segunda asexta-feira, no período das 9 às 12h; das 14h às 17 horas. A exposição segue até 29 de novembro. As instituições escolares que desejarem levar seus alunos, poderão contar com visita guiada pelos monitores do Museu que está situado na Avenida Getúlio Vargas, 401. O agendamento poderá ser feito por meio do telefone (43) 3525-1678.

PARA VISUALIZAR FOTOS CLICAR NESSE LINK:

https://bit.ly/34AXs0X

Fonte: https://uenp.edu.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress