13ª Hô Maria Vigília Mariana Dos Homens

Entre os dias 07 e 08 de dezembro de 2019, ocorreu a 13ª Hô Maria – Vigília Mariana dos Homens, no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, em Jacarezinho-PR.

A Vigília contou com a participação de 405 homens de 21 cidades, sendo elas: Abatiá-PR (4), Andirá-PR (27), Arapoti-PR (11), Assis-SP (3), Bandeirantes-PR (24), Cambé-PR (5), Cândido Mota-SP (5), Congonhas-PR (1), Fartura-SP (5), Ibiporã-PR (28), Ipaussu-SP (5), Itambaracá-PR (4), Jacarezinho-PR (30), Jundiaí do Sul-PR (5), Londrina-PR (52), Ourinhos-SP (65), Ribeirão Claro-PR (21), Santa Amélia-PR (11), Santa Cruz do Rio Pardo-SP (96), Santo Antonio da Platina- PR (1) e São Pedro do Turvo- SP (2).

A Vigília teve início no dia 7, sábado, às 20h, e encerramento no dia 8, domingo, por volta das 07h. Alguns participantes precederam a vigília com uma caminhada de 4 km, da Catedral até o Santuário, com muitas orações e cantos durante o trajeto. Para acolher os Romeiros, foi servido um delicioso jantar, preparado pela equipe da cozinha e abençoado pelas mãos sacerdotais dos padres Lorenzo Sitio Sanches e Jorge da Silva.

Na abertura do encontro, a Irmã M. Vilma Vassoler fez uma breve acolhida, preparando-nos espiritualmente para as atividades a serem realizadas naquela madrugada,

Em seguida, o organizador da Hô Maria, Volny Enrique Martoni, apresentou as cidades das quais provieram os participantes, sendo acolhidas com canto e uma calorosa salva de palmas, sob o comando do Ministério de Músicas.

Às 22h, no interior da Tenda, foi realizada a exposição do Santíssimo pelo padre Jorge da Silva, ao final houve o translado pelos presentes até o Santuário. Lá, foi realizada a Adoração, mediante revezamento de meia hora entre os participantes de cada cidade, conforme escala, até às 04h.

A primeira palestra da noite, realizada das 22h às 23h, foi brilhantemente ministrada pelo padre Jorge da Silva, com o tema “Presença de Maria na Bíblia, na Igreja e na nossa vida!”, na qual foram ressaltadas várias citações bíblicas que se referem à Maria, desde o Antigo até o Novo Testamento.

Das 23h às 00h, o padre Eric Simon proferiu a segunda palestra não menos brilhante, com o tema “Caminhando com Maria ao encontro de Jesus”, na qual enfatizou a grande importância da Mãe de Deus como nossa intercessora, a qual constitui o caminho mais curto a nos levar até Jesus.

Das 00h às 00h30min, foi servido aos participantes o primeiro café, denominado “café vamos conseguir”, carinhosamente preparado pela equipe de café.

Dando prosseguimento, das 00h30min às 01h30min, os homens do THMR da cidade de Londrina conduziram a contemplação do Santo Terço, invocando a Santíssima Trindade, com o canto e contemplação dos Mistérios Gloriosos. No final, foi cantada a consagração a Nossa Senhora, com a participação entusiasmada dos participantes.

Das 01h30min às 02h30min, foi realizada a última palestra muito bem esplanada pelo leigo Sebastião Costa, coordenador do THMR da diocese de Londrina, com o tema “O homem revestido do poder da Oração do Santo Rosário”. Nela, ressaltou que estamos vivendo um tempo de batalha espiritual e que devemos nos revestir com uma armadura espiritual, com muita fé e oração, principalmente através do Santo Terço.

Em seguida, das 02h30min às 03h30min, com auxílio dos membros do THMR da cidade de Ribeirão Claro, foi realizada Via Sacra, terminando defronte ao Santuário, recordando assim as estações dolorosas percorridas por Jesus.

Das 03h30min às 04h, foi servido o segundo café, denominado “café tira sono”, para que despertássemos do sono que nos acometia naquele momento.

Na sequência, às 04h, o padre Roberto Morais de Medeiros fez o translado do Santíssimo, que estava exposto em Adoração no interior do Santuário, até a tenda, onde todos aguardavam sua chegada, permanecendo até as 05h em Adoração. Foi um momento de forte emoção em que pudemos sentir a presença mais acentuada de Jesus em nosso meio.

Ao raiar do dia, por volta das 05h30min, acompanhado do cantar dos pássaros, o padre Lorenzo presidiu a Santa Missa de encerramento, na qual parabenizou os participantes por terem conseguido superar o sono e ainda fez o envio de quatro imagens oficiais do THMR para novos grupos.

Ao término da Missa, foi lida uma mensagem do padre Antônio Bracht, transmitindo-nos que poderíamos tirar duas mensagens do tema desta vigília, quais sejam: de que “quem ama Maria encontra o Jesus que Maria amou e ama” e que “quem ama Maria vai amar Jesus como Ela O amou”, além de nos transmitir a sua bênção, enviada diretamente do Santuário Original.

Logo após a bênção final, as 07h, os presentes se dirigiram à frente do Santuário, para o registro da tradicional “foto oficial”, que devido a grande quantidade de participantes só foi possível mediante utilização de drone.

Todos demonstravam enorme satisfação e se comprometeram a participar da 14ª Hô Maria, já agendada para os dias 05 e 06 de dezembro de 2020.

Ainda foi servido aos participantes o delicioso “café despedida”, garantindo que os participantes retornassem para suas casas saciados espiritual e fisicamente.

Volny Enrique Martoni – Organizador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress