Tomazina: aqui a principal sinfonia é o barulho das águas do Rio das Cinzas; conheça as lendas da região

A cidade paranaense, vizinha do Estado de São Paulo, conta com 8 mil habitantes.

Desliga o celular e escute o som das águas…

É essa frase que define a principal sinfonia da cidade de Tomazina – nome dado em homenagem ao Major Tomaz -, por lá, as águas dançam em meio as pedras do Rio das Cinzas.

São 107 anos de história de um vilarejo guardado entre as montanhas do Norte pioneiro do Estado. Colada em São Paulo, a pacata cidade conta com 8 mil habitantes.

Em 2010, Tomazina passou por uma grande enchente, onde casas foram embora com a correnteza e moradores perderam tudo! Tragédias que nos fazem lembrar que a natureza é sempre quem manda.

Um morador da cidade, Inocêncio Norte Velho, conta que existe uma lenda sobre uma serpente que pode trazer o apocalipse tomazinense!
Tomazina é muito verde e repleta de natureza — Foto: RPC

A lenda conta que um forasteiro que andava de fazenda em fazenda, engravidou duas mulheres sem que elas soubessem uma da outra. Ciente da confusão em que havia se metido, o forasteiro sumiu do mapa e deixou as duas em completo desespero.

Completamente perdidas, as mulheres jogaram os bebês no rio… E as irmãs, então, se encontraram. O momento fez com que elas se unissem e se transformassem em uma serpente! Tal serpente está adormecida em baixo da terra onde fica localizada a igreja de Tomazina.

Dizem que a serpente pode acordar a qualquer momento, isso se os moradores pararem de fazer boas ações ou deixarem de frequentar a igreja. Aí sim seria o início do o apocalipse tomazinense.

Quer saber mais dessa história? Assista:

Parte I

https://globoplay.globo.com/v/8320362/

 

Parte II

Créditos e Fonte:https://redeglobo.globo.com/rpc/meuparana/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress