Angra Doce inova e lança Governança única para os municípios

Representantes dos municípios do Angra Doce – 05 do Paraná e 10 do estado de São Paulo – estiveram reunidos na última quarta-feira (25) de forma presencial na cidade de Carlópolis para o primeiro evento oficial da Governança do Angra Doce Federal.

O evento teve como objetivo principal o fortalecimento da 1ª Área Especial de Interesse Turístico Federal, a formalização desta Governança em âmbito federal e discutir os assuntos pertinentes aos municípios lindeiros à represa Xavantes.

Durante o encontrou foi realizada a apresentação da Angra Doce, os desafios, pesca esportiva e profissional e sua normatização, pioneirismo e fortalecimento da área de interesse turístico, mapeamento parcial da Angra Doce para mergulho, proposição do pacto pelo desenvolvimento, atração de investimentos e o potencial latente da região. Como parte do evento aconteceu simultaneamente à reunião com os prefeitos da AMUNORPI fortalecendo o envolvimento regional no Angra Doce.

“Nós temos um potencial muito grande ainda a ser desenvolvido, mas já nos posicionamos hoje em relação a outras regiões do Brasil como um polo para atração de investimentos. A região é propícia para a prática de vários esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva”, destacou o presidente da Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná – ATUNORPI, Welington Trautwein Bergamaschi.

Além disso, a região da Angra Doce, também possui cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima recém danificada por um incêndio possivelmente criminoso. “No lago da represa de Xavantes são 400 quilômetros quadrados de extensão com mais de 9 bilhões de metros cúbicos de água, formado pelos rios Paranapanema e Itararé que tem potencial grandioso para atração de investimentos como alguns que já existem”, explicou Welington.

O prefeito de Carlópolis e anfitrião do evento, Hiroshi Kubo comentou sobre o turismo na região. “Todos os 15 municípios têm suas próprias riquezas, seus próprios recursos de turismo com o principal que é esse lago que todos os municípios estão no entorno do lago do Angra Doce formam um conjunto extraordinário”, destacou.

O Secretário Adjunto da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Governo Federal, Jairo Gund esteve presente no evento e destacou a importância da pesca esportiva como forma de turismo que pode ser amplamente explorado na região.

“Especificamente a secretaria da pesca e da agricultura possui uma interação muito forte com esse tipo de turismo que aqui é oferecido como a pesca esportiva. Temos um potencial adormecido em nosso país. Essa atividade nos EUA ela emprega mais do que a indústria automobilística e de peças automotivas juntas e nós temos aqui em nosso país um potencial maior até do que outros países em relação a essas atividades a ser explorada e uma atividade extremamente sustentável que conserva o ambiente, que conserva a vida aquática, enfim, gera riqueza, gera renda, e com esta visão que nós estamos trabalhando, mas não temos como trabalharmos sozinhos, e estamos aqui ouvindo e cumprindo promessa do nosso presidente Jair Bolsonaro de, mais Brasil e menos Brasília valorizando a nossa região e ouvindo também as demandas que aqui foram apresentadas para que possamos em conjunto trabalhar para desenvolver essa nossa querida região do Paraná”, destacou.

O Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto não pôde estar presente presencialmente, mas fez questão de enviar um vídeo para os participantes onde comentou sobre a atuação da ATUNORPI na primeira Área Especial de Interesse Turístico no país.

“Não posso estar presente fisicamente, mas é uma honra participar mesmo que de forma virtual do primeiro evento oficial da Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce, uma pauta que tem recebido total atenção desse ministério. Fico extremamente animado com a disposição da ATUNORPI em desenvolver no Paraná a primeira Área Especial de Interesse Turístico no país, servindo como modelo para as áreas que virão a seguir”, destacou.

O Ministro ainda destacou a importância do turismo aquático. “Sabemos que o turismo em natureza é a grande tendência para o turismo pós pandemia e que não há nenhum lugar no mundo com o nosso potencial, somos o único país com seus biomas além da nossa Amazônia azul e como bem observado nessa região, o turismo em águas possui um enorme potencial para incrementar o turismo local. Obrigado mais uma vez pelo convite e conte com o governo federal e com o ministério do turismo para apoiar esse projeto pioneiro”, finalizou.

Assim como Ministro do Turismo, o deputado federal por São Paulo, Capitão Augusto, autor do projeto da AEIT Angra Doce, não pode estar presente, mas também gravou uma mensagem para todos presentes. “No mandato passado sabendo da deficiência da geração de empregos da nossa região e vendo esse potencial turístico que nós temos aqui ao lado junto com Paraná e São Paulo do rio Paranapanema e rio Itararé, apresentei um projeto para explorar esse potencial turístico, porque o turismo é a locomotiva geradora de empregos no mundo. A cada cinco empregos gerados no mundo, um tem relação com qualquer área turística”, frisou.

Ainda segundo o deputado, “nós já tínhamos todas as belezas necessárias para estar explorando isso turisticamente, o que nós precisaríamos é pegar essa região e colocar na vitrine e dar uma projeção nacional. Para nós é um privilégio ter uma região como esta, e nós precisaríamos apenas explorá-la turisticamente que é o que estamos fazendo a partir desse momento que apresentamos o projeto”, complementou.

O presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl lembrou que o turismo precisa ser movimentado pela iniciativa privada também. “Vocês têm o produto que é um produto maravilhoso, que é essa represa, e tem à vontade. Nós temos um governador interessado em turismo como nunca tivemos. Não é o governo e nem vocês prefeitos que vão fazer a coisa acontecer. Quem vai fazer é a atividade econômica, é o povo, o industrial, comerciante que vai investir, a iniciativa privada”, afirmou.

A Diretora de Turismo da Estância Turística de Piraju e Interlocutora regional e RT Angra Doce Paulista, Maria Luiza de Freitas destacou a importância do trabalho em conjunto entre os dois estados. “Para nós foi um grande passo para a região Angra Doce paulista no geral. O início de um trabalho em conjunto com o Paraná, algo que realmente deveria já ter acontecido há muito tempo, mas é o início agora para que realmente possamos estar trabalhando São Paulo e Paraná pelo Angra Doce. Foi o start desse trabalho em conjunto. Entendemos que não podemos pensar cada um na sua região, mas num contexto da represa Xavantes, nos 15 municípios e agora devemos trabalhar todos juntos para o desenvolvimento da região. Esse é o principal pensamento para que todos possamos desenvolver o turismo juntos, isso é o mais importante e esse é o pensamento que acredito que todos saíram do evento”, disse.

A Governança do Angra Doce Federal tem como intuito ser uma ferramenta de fortalecimento e gestão aplicada que visa utilizar a atividade turística como instrumento de desenvolvimento econômico dos destinos turísticos da Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce com geração de trabalho e renda e movimentar a economia regional além de contribuir para a transformação de realidades sociais dos munícipes que compõem o território.

Participaram do evento, autoridades do setor turístico dos estados de São Paulo, Paraná e do Governo Federal como o Secretário Adjunto da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Governo Federal, Jairo Gund, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, o deputado federal licenciado e atual secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, o deputado estadual licenciado e atual secretário Chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, João Jacob Mehl, Presidente da Paraná Turismo, deputados federais do Paraná Pedro Lupion e Luiza Canziane, deputados estaduais do Paraná, Luiz Claudio Romanelli e Alexandre Curi, os empresários do Turismo Náutico, Fabio Santana e Alessandro Miranda ambos Pro Diver, João Gouveia Cezar do Coletivo Pratique Turismo Regional, Nilton Jose Teles, Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Carlópolis, Felipe Salles Coelho, Diretor de Turismo de Carlópolis, além dos representantes legais dos 15 municípios que integram o Angra Doce.

ATUNORPI Associação Turística do Norte do Paraná é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e foi fundada em 19 de agosto de 2015. Ela é uma Instância de Governança Regional, responsável pela Região Turística do Norte Pioneiro. Atualmente a região do Norte Pioneiro é integrada por 16 municípios que estão inseridos no Mapa do Turismo Nacional do Ministério do Turismo: Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Cornélio Procópio, Ibaiti, Itambaracá, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz. Fonte:

Para mais fotos visite o Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=turismoclps&set=a.4265236330250795

Assessoria / Foto: Divulgação.

Fonte: Direito Autorais:https://jornalparanacidades.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress