Turismo religioso é tema de Fórum Nacional

São Miguel das Missões. Crédito: Roberto Castro

Evento online reúne, até sexta-feira, especialistas no segmento

Começa nesta quinta-feira (16.12) o V Fórum Nacional de Turismo Religioso que tem como objetivo motivar, incentivar e difundir o turismo religioso, além de apresentar o segmento como fonte geradora de emprego e renda e o seu impacto cultural e socioeconômico no país e no mundo. O evento será transmitido online pelo Facebook e YouTube. O Ministério do Turismo será representado pela coordenadora-geral de Produtos Turísticos substituta, Fabiana Oliveira. Assista  AQUI.

Com a temática Turismo de Experiência e Fé, o evento realizado até sexta-feira (17), terá uma extensa programação com a participação dos idealizadores de alguns dos principais caminhos e roteiros religiosos do Brasil: Caminho Religioso da Estrada Real (MG); Rota da Fé (PR); Caminho das Missões (RS); e Caminho dos Santos Mártires do Brasil (RN).

“Sabemos que o turismo religioso tem um enorme potencial para o desenvolvimento do turismo em nosso país, gerando fluxo turístico entre as regiões. Por esse motivo, o Ministério do Turismo tem trabalhado para estruturar o segmento e dar visibilidade aos eventos”, afirmou o ministro do Turismo, Gilson machado Neto.

O evento é promovido pelo Fórum Nacional de Turismo Religioso e teve sua primeira edição no ano de 2017 no auditório do SEBRAE, no Rio Grande do Norte. Tem como idealizador o pesquisador e especialista do segmento, Manoel Sidnesio Gomes de Moura.

CAMINHO DOS JESUÍTAS – Em audiência este ano com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, o ministro Gilson Machado Neto tratou da importância de o roteiro Caminho dos Jesuítas conseguir a homologação do Vaticano como roteiro religioso para impulsionar a retomada do turismo entre os países do Mercosul. Os países estão trabalhando para solicitar uma audiência com o Papa Francisco de forma a fortalecer o caminho como produto único entre os países que fazem parte da Rota.

O roteiro é composto por 26 municípios do Rio Grande do Sul e engloba as ruínas de São Miguel das Missões, que foram declaradas em 1983 como sítios do Patrimônio Mundial Cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO). O Caminho das Missões é um roteiro místico-cultural-histórico de caminhadas através dos Sete Povos das Missões. São 338 km percorridos em 14 dias. Para garantir a melhor experiência ao turista, o Ministério do Turismo tem realizado uma série de investimentos.

Por Lívia Nascimento

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte:https://www.gov.br/turismo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress