Mosteiro Preciosíssimo Sangue - Fraternidade o Caminho

Cidade: Jacarezinho / PR

Mosteiro: “Refúgio para as almas”

 Ano da fundação/criação: 2014

O mosteiro Preciosíssimo Sangue, não terá outro atrativo se não o próprio Deus como raiz única de sua existência, onde Ele é o centro de tudo. Com a intenção de que este Mosteiro seja um “refúgio para as almas”, é que as religiosas se dedicam no ato contínuo de reparação, manifesto no dia-a-dia, através da oração e do trabalho, sejam estes os afazeres domésticos ou artesanais, bem como os estudos, na lectio divina, na Adoração ao Santíssimo Sacramento, nas penitências e nos pequenos sacrifícios. Tudo na santa alegria fraterna.

Um pouco de sua história

Dom Fernando Taddei, padre italiano da Congregação da Missão, é nomeado bispo da Diocese de Jacarezinho no dia 22 de abril de 1927, pelo Santo Padre Pio XI, ato este promulgado no Consistório do dia 21 de junho deste mesmo ano. Graças ao esforço e dedicação do referido bispo, aos 14 de junho de 1930 foi criado o primeiro prédio do Colégio Imaculada Conceição de Jacarezinho, e iniciada a construção de uma capela, na Rua Uruguay, hoje denominada Rua João Cândido Fortes, cujo objetivo era a educação conforme os preceitos doutrinais do catolicismo, inicialmente sob os cuidados das Irmãs Filhas da Caridade, que se ocuparam da educação feminina e, pouco depois, dos Padres Palotinos, que assumiram educação masculina.

Capela é inaugurada

No dia 25 de março de 1937 foi inaugurada a nova e espaçosa Capela Nossa Senhora das Graças, iniciada em 1936 e, atualmente, é a segunda capela mais antiga de Jacarezinho, sendo que a primeira é São Benedito (1930). Com linha arquitetônica de beleza ímpar, em cuja torre ostenta a imagem do Arcanjo São Gabriel, esta capela sempre foi muito querida pela população religiosa de Jacarezinho e hoje, praticamente inteiramente restaurada, manteve sua pintura primitiva, uma delas dedicada a Santa Catarina e as irmãs Filhas da Caridade, assim como o Vitral Central, dedicada as “Filhas de Maria”.

Zelo com o passado e o futuro

Ganhou ainda mais beleza com o novo altar, que foi consagrado dia 28 de novembro de 2016, por Dom Antonio Braz Benevente, Bispo de Jacarezinho.

Com a solidificação da ação educativa do já respeitado Colégio Imaculada Conceição são iniciadas obras de ampliação.  Em 1933 inaugura-se um pavilhão de três andares voltado para a Avenida Getúlio Vargas (onde já foi o Colégio Alpha, e atualmente o Mosteiro). Em 1935 é fundado o Orfanato São José, que funcionava nas dependência do Colégio na Rua Paraná, estabilizado somente em 1944 na sede Episcopal de Dom Fernando Taddei (atual Museu Diocesano Dom Ernesto de Paula). Em 1938, é anexado ao Colégio o pavilhão que trazia na fachada “Por Deus e pela Pátria”, um grande salão para Festas (onde já foi o SESC, e atualmente, a “Academia Mega”).

Para adequar-se às necessidades da população, o Colégio Imaculada, incialmente de cunho religioso, em 1947 optou pelo Sistema Federal de Ensino. Em 1957 o colégio transferiu-se para o novo prédio na Rua Getúlio Vargas com os cursos ofertados, além do Orfanato e o Internato. No antigo prédio foi criado o “Lar São Vicente”, onde algumas alunas permaneceram e começaram a compor o que seria ele hoje, sendo mantido com o trabalho das irmãs e doações. O Lar São Vicente fechou suas atividades em 1973. Com a estadualização do Colégio e democratização do ensino, não se justificava mais esta obra que tantos benefícios trouxe a centenas de crianças e jovens.

Nesse período no antigo prédio foi criado o Colégio Pedro II, e em 1996 o Colégio Alpha de Educação – Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio – ensino privado – que se estendeu até meados da década de 2000. Depois disto o local ficou desativado por um período.

Novos personagens, novo apostolado

Sônia das Chagas, hoje Irmã Serva das Chagas Ocultas do Crucificado, nasceu no dia 23 de Abril de 1961, e juntamente com Padre Gilson Sobreiro de Araújo, que nasceu aos 27 de março de 1970, em Santa Maria do Pará fundaram a Comunidade o Caminho.

Sônia das Chagas, ou tia Soninha, como era conhecida na época, participou de um encontro de jovens em 1976, no qual teve sua primeira experiência pessoal com Deus e, a partir de então, dedicou-se a trabalhar na evangelização da juventude, participando de retiros e encontros. Durante seis anos serviu como intercessora no Santuário do Terço Bizantino com Padre Marcelo Rossi. Num desses retiros, Sônia das Chagas, conheceu o Padre Gilson que também já começava a se envolver com os trabalhos junto aos jovens da periferia paulistana.

Unidos pela mesma causa – servir o Cristo

Aceita o convite do Padre Gilson para estar com ele à frente daquele grupo que se formava, e que depois veio a se tornar a Fraternidade Missionária “O Caminho”, fundada por ele no dia 23 de Outubro de 2001, no Bairro Natal –  na Zona Sul de São Paulo – Diocese de Santo Amaro, cujo carisma é de espiritualidade francisclariano. Foi então que ela decide entrar para vida religiosa. E assim, professa seus primeiros votos no dia 14 de Janeiro de 2007; torna-se assim, Irmã Serva das Chagas Ocultas do Crucificado.

Padre Gilson por sua vez, concluiu seus estudos teológicos, fez especialização em Arqueologia Indígena e Mestrado em Antropologia, e dedicou-se na produção de seus sete livros: Batalha espiritual; Santidade caminho real e possível; Desmascarando o inimigo; Ofício de súplicas; Tão sublime sacramento; Parábolas versículo por versículo e Consagração, conversão levada ao extremo.

Instalação do Mosteiro em Jacarezinho

No dia 29 de março de 2014, o Mosteiro Preciosíssimo Sangue foi instalado na estrutura do antigo colégio. Neste local vieram morar as “Irmãs Pobres de Jesus Cristo”, da Fraternidade “O Caminho”, numa referência aos primeiros cristãos que eram chamados homens do caminho (cf. At 9, 1-2).

Fato interessante

Em 1930, ano da criação do Colégio Imaculada Conceição, celebrava-se o 1º Centenário da Manifestação da Medalha Milagrosa a Catarina Labouré. Em razão do centenário foi oferecido à Associação das Filhas de Maria para a ocasião foi ornamentada a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, para assim celebrar a 1ª missa solene, embaixo de grande chuva. No dia 1º de Novembro houve a inauguração da Capela São Benedito, que se tornou a Paróquia das irmãs. No dia 27, a Festa da Medalha Milagrosa, contou com o 1º grupo das “Filhas de Maria”, e benção do seu estandarte. Essa associação teve um grande desenvolvimento e ganhou notável importância em Jacarezinho.

A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes – tudo indica que já estava quando as irmãs chegaram em Jacarezinho – antes mesmo da Capela ser construída. Várias atividades religiosas foram ali celebradas, e sempre com grande participação do povo. Foi demolida em 2006, pois sua estrutura estava comprometida.

Agenda permanente

Santa Missa: 7h De segunda à sábado e 8h aos domingos
Segunda- Feira: Das 8h às 18h: Adoração ao Santíssimo Sacramento encerra-se com a Oração das Vésperas juntamente com os leigos.
Quartas-feiras e sábados: Das 14h às 17h: Atendimento espiritual:  aconselhamento, direcionamento e oração.
Sábados: 19h: Grupo de Oração com a “Juventude Caminho”

Quatro vezes ao ano, a Fraternidade promove um encontro chamado “Resgata-me”, destinado aos jovens, sobretudo com problema de dependência química. (Ex: Arraiá da Fratê, Festa do Frango, Kairós, etc.)

Festa solene: 11 de agosto – Dia de Santa Clara.

Contatos

Rua Quintino Bocaiuva, 301 – Centro de Jacarezinho, PR
PR. CEP 86400-000
Tel. (43) 3525-5657
E-mail: contato@mosteiropjc.org

Site: https://mosteiropjc.org/

Oração de Reparação que fazemos todos os dias diante do Santíssimo Sacramento

“Amor por amor, vida por vida, sangue por sangue, hóstia por hóstia; tudo  é uma só coisa entre nós. Já não podeis sofrer, mas confiastes-me a mim a  vossa missão, e por ela me hei-de me dedicar sem reserva. Para vos indenizar e para salvar convosco os pecadores pelos quais vos entregastes á  morte, quero sofrer pelos gozam, quero amar pelos que blasfemam, quero  humilhar-me pelos que se exaltam, quero chorar pelos que riem, quero dar-vos todo o meu coração para morada pelos que vos rejeitam, pecando”. (Autor desconhecido).

Palavras finais: Um convite

O Mosteiro Preciosíssimo Sangue, desenvolve um papel mais orante e de serviço interno como: confecção de paramentos litúrgicos e artesanatos. As irmãs atualmente residentes, fazem também um trabalho de formação para os leigos associados à Fraternidade de Jacarezinho, assim como para os jovens que são destinados a realizar um encontro chamado “Resgata-me”, voltada para os jovens e adultos, com problemas de dependência química e/ou familiar o que justifica-se pelo seu carisma e missão.

 O CARISMA: “Jesus Todo, todo de Jesus”, este é o lema que abrange e resume todo o Carisma, enquanto profunda vontade, e até uma ousada pretensão, de querer Jesus por inteiro e de ser D’Ele também por inteiro. O Evangelho oferece um Caminho seguro pelo qual pode-se encarnar toda a Sua vida na nossa própria vida

MISSÃO: Resgatar os pobres nos seus múltiplos rostos, como os daqueles que Padre Gilson encontrou na periferia da maior cidade do Brasil, marcados pela pobreza, tráfico, violência, desemprego, consumo de crack e álcool. Inicilamente esse resgate dava-se através dos encontros Querigmáticos (Resgata-me). A Comunidade recebeu o nome de Fraternidade Missionário O Caminho, numa referência aos primeiros cristãos que eram chamados homens do caminho (cf. At 9, 1-2).

“A vida contemplativa em nosso Carisma revela a figura do Cristo que se retira do meio da multidão e sobe ao Monte para orar, suplicar e interceder pelo povo em favor da humanidade; de tal forma, assim buscamos nos configurar a Ele numa vida de imolação e reparação pela Igreja, pela santificação dos sacerdotes, e dos membros de nossa família religiosa”.

Na diocese de Jacarezinho reside, por enquanto, a única casa de Vida Contemplativa de nossa Fraternidade, o Mosteiro Preciosíssimo Sangue. Venha conhecer!

 

..


plugins premium WordPress