Santuário da Mãe Rainha e Vencedora de Schoenstatt

Cidade: Jacarezinho / PR

Jacarezinho Portal de Schoenstatt, após 73 anos,  inaugura santuário

Pe. Rosivaldo Lopes Simões

Jacarezinho, um marco histórico singular para Schoenstatt, foi a primeira cidade do Brasil a acolher o Movimento da Mãe Rainha. Vindas da Alemanha, as 12 Irmãs de Maria chegam na cidade no dia 12 de junho de 1935 e passam a atuar como missionárias e apóstolas do silêncio e da confiança em Deus. A convite dos padres palotinos – de modo especial Padre Erasmo Rabe –  ficaram no Colégio Cristo Rei onde trabalharam durante 43 anos (1935 a 1978) nas atividades da cozinha, lavanderia. Enfrentaram as dificuldades da língua, costumes, alimentação, clima, sem contar a saudade da Pátria, família e amigos, deixados para trás.  Abraçadas à consciência da missão, fé e confiança na Mãe, tudo superaram.

Bagagem: apenas uma cruz e um tijolo

Abençoadas no dia do envio pelo Padre José Kentenich, Fundador da Obra Internacional de Schoenstatt, na época ele disse: “levem a cruz e o Santuário”. Uma das irmãs pioneiras   – Irmã M. Almut –  trouxe de Schoenstatt um tijolo abençoado pelo padre Jose Kentenich como um sinal de vinculação ao Santuário original. Já na terra de missão, renovaram sua Aliança de Amor e fizeram uma oração que ficou conhecida como ‘Ato do Tijolo’ , no dia 18 de outubro de 1935.

O Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt aspirou sua construção por 73 anos. Segundo Pe. Celso Miqueli, Coordenador da Rotado Rosário, “a construção de um Santuário não depende só da condição humana, mas muito mais da divina”. Ele acrescenta: “Como dizia Padre José Kentenich: ‘Jesus tem o leme, a sina e a direção’. Cabe ao bom Deus fazer acontecer tudo o que está em seus planos de amor. Se hoje somente, é que podemos ver a edificação deste lugar de graças é, justamente, porque Deus assim o quis e deseja sempre contar com a minha, a nossa contribuição”.

Jacarezinho é o “portal” de Schoenstatt no Brasil. Existiam 21 santuários e este é o 22°. A terra hospedeira, teve de esperar anos para a semente germinar e dar seus frutos. “Primeiro a Mãe deseja formar os ‘Santuários-Coração’, juntamente com os ‘Santuários-Lar’ e, por fim, estabelecer-se em seu trono de bênçãos fecundas para saciar todos que a Ela recorrer como intercessora”, nos diz Miqueli. O Santuário, inaugurado no dia 18 de outubro de 2008, na presença de uma multidão de aproximadamente dez mil pessoas, garante sua repercussão nacional e internacional por seu contexto histórico.

Junto a ele está o monumento Cruz e o Tijolo, símbolo da missão, sob o nome de Tabor Fundamento De Schoenstantt no Brasil;  por ser  o primeiro lugar que recebeu as irmãs, encontra-se construído em local próximo à antiga trilha de trem, por onde  vieram as doze irmãs pioneiras.

A anfitriã, Mãe Rainha, toda a Família nacional e internacional de Schoenstatt tem os “olhos” voltados para Jacarezinho. Mesmo antes da inauguração, diariamente o local era visitado por devotos de diversas procedências, individualmente, em pequenos grupos ou caravanas organizadas.

O Santuário oferece um lugar de paz, recolhimento, renovação e fortalecimento espiritual além de encontros e celebrações.

Neste lugar de graças todo dia 18 de cada mês realiza-se a Missa da Aliança de Amor às 14h30  e às  20h. Com o apoio incondicional do grande motivador da obra, Dom Conrado Walter, Bispo Emérito de Jacarezinho, as bênçãos de Dom Fernando José Penteado  – Bispo Emérito que inaugurou o Santuário – também de Dom Antonio Braz Benevente, grande articulador de todos os Santuários da Diocese,  vínculos das  pastorais são criados e fortalecidos, movimentos em conjunto com sacerdotes e leigos de toda Diocese são travados e estendidos além da fronteira do  estado do Paraná,  a exemplo da  Diocese de Ourinhos, com Dom Salvador Paruzzo e todo povo de Deus. Assim se deu a construção, e  hoje a manutenção efetiva,  do Santuário da Mãe Rainha.

Quadro abençoado pelo Papa Bento XVI

Grande significado para o Movimento de Schoenstatt em Jacarezinho foi a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. O Santo Padre abençoou o quadro do altar do Santuário da Mãe Rainha, que ficou na antessala de seus aposentos, na tarde do dia 10 de maio de 2007, em São Paulo. “Ao abençoar o quadro, Bento disse: ‘permanecei na escola de Maria’”, lembrou o padre.

Lugar de “graças”. Em sua originalidade, encontra-se uma proposta de contribuição ativa de cada devoto para conservar e manter o Santuário. A ajuda recebida dos fiéis resume-se, segundo Padre Celso Miqueli, numa frase proferida pelo padre José Kentenich, no 18 de outubro de 1914, que define esta obra do Movimento de Schoenstatt, “nada sem vós, nada sem nós”.

A humanidade está em busca de uma felicidade verdadeira, de algo ou lugares que preencham toda a sede de Deus e que proporcionem um encontro com Ele. Segundo Miqueli, é o Santuário da Mãe Rainha, entre tantos outros refúgios, não longe de nós.

Lançamento da Rota do Rosário

No dia da inauguração do Santuário da Mãe Rainha foi feito o lançamento da Rota do Rosário, turismo religioso na Diocese. Várias paróquias, trabalhando em nome da evangelização através do Turismo Religioso na região do Norte Pioneiro aos Campos Gerais.

De Igrejas a santuários, vou feliz pela Rota do Rosário!

Oração da Confiança

“Confio em teu poder, em tua bondade. Em ti confio, com filialidade, Confio cegamente e em toda a situação, Mãe no teu Filho e na tua proteção”. “Um cervo de Maria, jamais perecerá!”

Novena de Pe. José Kentenich

“Deus, nosso Pai! Atende-nos, em nossas intenções, por intercessão do Pe. José Kentenich (pedir a graça) Realiza sinais e milagres, como testemunho de sua santidade. Concede-lhe, em breve, a honra dos altares, a fim de que muitas pessoas encontrem o caminho que conduz a Ti. Por isso, te pedimos, com Maria, nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, por Cristo, nosso Senhor. Amém”. “Creio que jamais há de perecer, quem fiel à Aliança de Amor permanecer!” Pe. José Kentenich.

Programação

Horário de Expediente Aberto: de segunda a domingo das 07 h às 18h Secretaria e loja: das 8h às 18h Terças-feiras: Adoração ao Santíssimo das 7h às 17 h Domingos: Santa Missa às 16 h Todo dia 18: Santa Missa da Aliança de Amor às 14h30 e às 20h –  com benção de objetos Eventos permanentes – Datas móveis Caminhada da Confiança – mês de maio Ho-Maria – mês de dezembro Vigília das Mulheres de Fé – outubro Festa do santuário – mês de outubro *As datas serão divulgadas pelas redes sociais do Santuário

Contato

Endereço: Rua Professora Aurea Denck, S/N. – Vila Prestes, Jacarezinho – PR, 86400-000 Telefone (43) 35271133 E-mail: santuário.jacarezinho@gmail.com Fan page: https://www.facebook.com/profile.php?id=100006603642590&fref=nf

 

.
 
plugins premium WordPress