Santuário Santíssimo Nome de Jesus

Joaquim Távora / PR

Breve Histórico

Sobre Devoção ao Santíssimo Nome de Jesus

A devoção ao Santíssimo Nome de Jesus foi propagada e inculcada de modo particular por São Bernardino de Sena, no século XV. São Bernardino de Sena ao pregar, costumava segurar uma pequena prancheta de madeira na qual continha o monograma IHS, forma da abreviação do nome de Jesus do grego “IHSUS”, que depois foi utilizada na forma latina, “Iesus Hominibus Salvatoren” (Jesus Salvador dos Homens). Desta forma, é em nome do Divino Salvador que a Igreja reza, cura os enfermos, evangeliza os povos, expulsa os demônios, enfim, realiza sua obra de salvação das almas.

O início da devoção na cidade de Joaquim Távora

No ano de 2014, na cidade de Joaquim Távora, no Norte Pioneiro, Diocese de Jacarezinho PR, por inspiração divina, o Padre Valdemir Granzzotto de Moraes, começou-se a rezar na Paróquia São Sebastião a Missa Votiva ao Santíssimo Nome de Jesus, resgatando essa devoção que estava adormecida durante um grande período.

Para a divulgação dessa devoção teria que ter algo palpável, um símbolo, então foi solicitado a jovem Elaine Salvi, que fizesse um símbolo com as iniciais IHS, símbolo que é usado até hoje para divulgar a devoção. O símbolo é composto por: um circulo grande representando o mundo; um circulo menor representando o Cristo Eucarístico, centro e fonte da nossa vida; os dozes raios de luz, representando a força e presença dos apóstolos; a

cruz que corta o círculo, símbolo da nossa salvação e vitória; e as iniciais IHS em latim “Iesus Hominibus Salvatoren” (Jesus Salvador dos Homens).

Pronto o símbolo, Deus colocou a necessidade de algo mais marcante, onde as pessoas olhassem e vesse o poder que esse Nome possui. A questão era o que? Uma tabuinha como a de São Bernadino de Sena? Uma capelinha? Desta forma, quando o Padre Valdemir Granzzotto de Moraes, idealizador desse projeto, viu em sua livraria paroquial uma cruz vazada, era imponente, com um circulo atrás da cabeça de Jesus, diferente de todas que já tinha visto, imediatamente Deus confirmou em seu coração que aquela cruz seria o símbolo neste novo tempo para a divulgação do Santo Nome de Jesus.

 Assim, foi mandado confeccionar a primeira cruz do Santíssimo Nome de Jesus de 60 cm, e seguida as menores de 15 e 30 cm, juntamente com um folder falando da devoção e trazendo a novena.

A devoção foi crescendo dia após dia, sendo necessário passar a missa que era na Igreja Paroquial para o Centro Paroquial São João Paulo II (Salão Paroquial).  Uma das inspirações divinas, que mais impulsou essa obra foi que, no alto da cidade se ergueria o sinal da salvação e o Nome de Jesus seria gravado nos corações daqueles que buscarem a Deus, o qual foi confirmando de várias maneiras a construção de um monumento onde todos aqueles que o contemplassem reconheceriam o poder do Santo Nome de Jesus.

Local da Construção do Santuário

No ano de 2015, a senhora Ana Maria Rosa da Silva e sua sobrinha Veronica Tressoldi, procuraram o Padre Valdemir, para falar sobre algo que Deus tinha colocado em oração para elas, que deveria ser no alto da cidade, desejo esse, já externado por outras pessoas, entre elas o Senhor Reginaldo Vilela. Elas pediram ao padre que fosse conversar com o dono do terreno, mas por prudência a resposta do padre foi: “Se for de Deus a pessoa me procurará para fazer a doação”.

Passado alguns meses o terço do comércio foi rezado no escritório do loteamento São Lucas, naquele dia aconteceu uma conversa informal com o proprietário do loteamento Luciano Marcelo Dias, filho da senhora

Celda Damuza Dias, sobre um possível terreno para construir uma igreja. Por surpresa e providencia de Deus, imediatamente o proprietário levou o padre até o loteamento para mostrar um terreno. Como tudo é providencia de Deus e não coincidência, chegando lá ele mostrou o alto do loteamento, e disse sobre sua intenção de construir um monumento religioso, ele nem imaginava que Deus já tinha destinado aquele lugar, naquele momento o coração do padre disparou e as lágrimas caíram de emoção, pois Deus estava confirmando. Desta forma, foi contado ao proprietário que Deus tinha um grande projeto para aquele lugar, aparentemente ele não entendeu nada naquele momento.

Assim, começou-se a negociação da doação do terreno e sobre o que poderia construir lá no alto do morro, apesar de que, já sabíamos o que Deus queria, até que um dia foi feito a proposta de construir um crucifixo do Santíssimo Nome de Jesus e uma igreja.

No final do ano de 2015, com as graças de Deus, foi providenciado o local para o início da construção de um espaço onde as pessoas poderiam se reunir e invocar o Santo Nome de Jesus, receber as graças e bênçãos daquele solo sagrado, um lugar que transmite paz profunda e a presença viva de Deus. De fato, definido o local, na região mais alta da cidade, o sonho de Deus começa a se tornar realidade no então chamado Morro do Santíssimo Nome de Jesus, localizado no Bairro Antena, próximo da cidade.

Primeiras orações no local

Deus colocava o desejo e necessidade de ir rezar naquele lugar, até que um dia um grupo de pessoas foram até o local onde seria erguida a crucifixo para fazer um momento de oração em favor do projeto. Durante a oração Deus colocou no nosso coração de alguns que ali estavam, que aquele lugar seria erguido e muitas pessoas voltariam para Deus sendo libertas e curadas invocando o Santo Nome de Jesus, mas para isso, muito sofrimento estava por vir. Apesar da real presença da glória de Deus naquele lugar, a presença do maligno também era forte, escarnecendo e tentando destruir o projeto que Deus tinha sonhado para aquele local.

Um grupo de pessoas começaram a fazer oração todo sábado de madrugada pelo projeto, na sexta-feira Santa do ano de 2016 foi realizada pela primeira vez a Via Sacra, saindo da antiga maquina de arroz, até o alto do morro, apesar da chuva até que tinha uma presença razoável  de fiéis.

Consagração do local e primeira missa

No dia 15 de maio de 2016, Festa de Pentecostes, dia em que a Diocese de Jacarezinho comemorava seus 90 anos, às 7h da manha, foi rezada a primeira missa no local da construção do tão sonhado Santuário do Santíssimo Nome de Jesus consagrando todo aquele local ao Senhor Jesus.

No ano de 2017 no dia 14 de abril, na Sexta-feira Santa, foi realizada a Via Sacra às 7h da manha. Neste dia foi entronizado na pequena capela improvisada, para a devoção das pessoas que já faziam suas orações naquele local, um Crucifixo do Santíssimo Nome de Jesus, de apenas 1metro de altura, feita pelo senhor Carlos Bandeiras.

No dia 14 de maio, às 9h da manhã, foi entronizada a imagem de Nossa Senhora que ali seria invocada como Augusta Rainha dos Céus, restaurada pela senhora Neide Pereira Salvego, onde realizou a Santa Missa de consagração daquele lugar a nossa Senhora.

Inicio da construção do Crucifixo

O projeto do crucifixo ficou em processo de desenvolvimento por mais de dois anos, no dia 13 de maio, do ano de 2017, começou a sondagem do terreno para a construção do Crucifixo do Santíssimo Nome com 15 metros de altura e 4 metros de base, lembrando que por inspiração divina o crucifixo deveria ser construído primeiramente e depois o restante da obra.

Neste período as coisas começaram a caminhar, conseguimos o projeto da cruz e o projeto da igreja com toda sua infraestrutura para acolher os peregrinos. Muitas pessoas começaram a frequentar e rezar no morro do Santíssimo Nome de Jesus, inclusive começou o terço penitencial dos peregrinos todos os sábados às 6h30min, e

um grupo de fiéis passaram a rezar todas as sextas-feiras a Novena e Terço do Santíssimo Nome de Jesus às 19h30min.

Em outubro pela graça de Deus fechamos o contrato, e em novembro de 2017 teve início da construção do Crucifixo.

Lançamento da Campanha dos Devotos

No dia 03 de agosto, do ano de 2017, na Missa Votiva ao Santíssimo Nome de Jesus, ainda no Centro Paroquial, foi lançado um vídeo do projeto do Santuário mostrando à comunidade a grandiosidade da obra, onde lançamos a campanha “Eu acredito neste sonho” motivando as pessoas a contribuírem financeiramente com a obra. Em setembro do mesmo ano, foi lançada a Campanha dos Devotos do Santíssimo Nome de Jesus, para conseguirmos dar início às obras.

Primeira Missa Votiva ao Santíssimo Nome de Jesus e reinauguração da Capelinha

No dia 03 de junho de 2018 às 15h, aconteceu pela primeira vez a Missa Votiva ao Santíssimo Nome no local da construção do Santuário, onde foi abençoada a réplica da primeira capela e entronizado novamente o Crucifixo e a imagem de Nossa Senhora Augusta Rainha dos Céus para a devoção dos fiéis. Essa capelinha tornou-se um marco histórico dessa obra de Deus, um lugar de encontro com Deus, onde muitas pessoas já receberam graças e milagres.

Inauguração do Maior Crucifixo da América Latina com 19 m

No dia 03 de novembro de 2018, às 19h30min, no Morro do Santíssimo, na cidade de Joaquim Távora – Paraná, no centro da Diocese de Jacarezinho, foi inaugurado com a Santa Missa e benção solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Braz Benevente, o Crucifixo, com 15 metros de altura, mais 4 metros de base, totalizando 19 metros, sendo o crucifixo construído em concreto armado e fixado nele uma imagem de Jesus Crucificado com aproximadamente 7,5 metros de altura, feito em fibra de vidro pelo escultor Everaldo Ribeiro da Mota, natural da cidade de Wenceslau Braz-PR e residente em Bandeirantes-PR.

Capela da Ressureição e leitura teológica

Na base do crucifixo acha-se a Capela da Ressurreição, para aproximadamente 40 pessoas. Essa capela possui: três vigas de concreto interligadas que sustenta o crucifixo representando a Santíssima Trindade; 12 janelas representando os 12 apóstolos; 4 colunas de concreto representando os 4 evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João); 4 colunas nas laterais representando a criação, os quatros elementos da natureza: água, terra, ar e fogo; 2 colunas na parede do presbitério, representando a Lei (Moisés) e os Profetas (Elias) e no centro a imagem do Cristo Ressuscitado representando a realização da promessa.

Uma obra construída por muitas mãos

A construção do monumento contou com a participação de vários profissionais que nunca tinham executado um trabalho artístico sacro: o projeto arquitetônico foi elaborado por Rafael Castilho Okada da cidade de Joaquim Távora-PR. O projeto estrutural por Mateus Prado Lone, da cidade de Londrina-PR, ambos Engenheiros Civis; a construtora foi a Cimentec da cidade de Andirá, sendo o responsável o mestre de obras Claudio Baggio, da cidade de Ribeirão Claro-PR; o projeto luminotécnico pelo Arquiteto Augusto Yuji Nojima Spagnuolo, da cidade de Jacarezinho-PR e o Engenheiro Elétrico Paulo Vinícius Almeida Oliveira, da cidade de Carlópolis-PR.

Um sonho, uma realidade

Se, desde o início, a propagação da devoção foi através de uma prancheta de madeira, agora por inspiração divina passou a ser através do crucifixo do Redentor, trazendo no centro as iniciais IHS, pois os pedidos em Nome de Jesus são dirigidos ao Pai e passa pela cruz da redenção, motivo pelo qual o Crucifixo do Santíssimo Nome de Jesus apresenta seu formato como se fossem duas tábuas largas e vazadas.

O sonho que aos poucos vai se tornando realidade, com a graça de Deus e com a colaboração de benfeitores e devotos, é mais uma prova de das promessas de Jesus de que “E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (Cf Jo 14,13).

Programação

Programação Semanal do Santuário do Santíssimo Nome de Jesus a partir de
Março

Segunda-feira

Terço do
Santíssimo Nome
de Jesus
Meditado

Povo em geral

15h

Capela da
Ressurreição

Segunda-feira

Celebração

Povo em geral

16h

Capela da
Ressurreição

Terça-feira

Santa Missa pelos
falecidos

Povo em geral

16h

Capela da
Ressurreição

Quarta-feira

Santa Missa

Povo em geral

16h

Capela da
Ressurreição

Quinta-feira

Santa Missa

Povo em geral

16h

Capela da
Ressurreição

Sexta-feira

Novena e Ladainha
do SNJ na intenção
das famílias

Povo em geral

19h30

Rincão

Sexta-feira

Santa Missa pelas
famílias

Povo em geral

20h

Rincão

Sábado

Terço de Nossa
Senhora Augusta
Rainha pelos
doentes

Povo em geral

15h

Capela da
Ressurreição

Sábado

Santa Missa pelos
doentes

Povo em geral

16h

Rincão

Domingo

Terço do
Santíssimo Nome
de Jesus Nome de
Jesus

Povo em geral

15h45

Rincão

Domingo

Santa Missa por
todos que fazem
parte da família
Campanha dos
devotos

Povo em geral

16h

Rincão

Localização do Santuário

O “Santuário do Santíssimo Nome de Jesus está localizado em Joaquim Távora PR, região centro da Diocese, e se encontra abraçado por outros santuários e atrativos religiosos nos municípios limítrofes: Santo Antonio da Platina: Santuário de Nossa Senhora das Graças; Jacarezinho: Santuários de Nossa Senhora de Guadalupe (seminário maior), Catedral Diocesana com seu acervo rico, tombado que inclusive é tombado pelo Patrimônio Artístico e Cultural do Paraná com obras do renomado artista Eugênio de Proença Sigaud, Santuário da Mãe e Rainha, Ribeirão Claro com o Santuário de São Vicente Pallotti,  primeiro santuário no mundo dedicado a este santo e Siqueira  Campos, Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.

Contato

Praça Padre João Mueller, 64
Caixa Postal: 20
CEP: 86.455-000
Joaquim Távora / PR
Telefone: (43) 35591425
Celular: (43) 99694 0004 – (43) 99655 6416 – Campanha dos Devotos

Mídias

Fan Page: www.facebook.com/santissimonomedejesus
Instagram: @santuariosantissimonomedejesus

 

 

plugins premium WordPress