Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe

Cidade: Jacarezinho / PR

Conhecendo o Santuário

O Santuário Diocesano Nossa Senhora de Guadalupe localizado na cidade de Jacarezinho – Paraná –  Norte Pioneiro, na Avenida Brasil n° 809, no terreno das dependências dos Seminários Diocesanos Rainha da Paz e Divino Mestre. É um templo da Igreja Católica Apostólica Romana da Diocese de Jacarezinho.

O templo foi dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, conhecida como Padroeira da América Latina. A solenidade da inauguração ocorreu no dia 15 de agosto de 2000, na Celebração Eucarística em Missa Votiva e dedicação de uma Igreja, por Vossa Eminência, o então Bispo Primaz do Brasil e Arcebispo de Salvador na Bahia, Dom Geraldo Majella Cardeal Agnelo, com a presença de Dom Conrado Walter, SAC, e mais dezesseis bispos das várias dioceses do país. A Missa contou com a presença de Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosos (as), autoridades Civis, representantes das comunidades Indígenas e demais fiéis, nas dependências dos Seminários.

As razões da criação do  santuário

A criação deste templo contemplou vários motivos, dentre os quais, as festividades do Jubileu de 2000 anos da Igreja Católica e da Evangelização; o Ano Santo proclamado por Sua Santidade João Paulo II; as festividades dos 500 anos do Brasil e da Evangelização Católica nessas terras, por meio dos Franciscanos e Jesuítas; os 25 anos de atuação da Pastoral Indígena da CNBB, bem como  o trabalho de Dom Conrado na mesma pastoral por 15 anos em proteção aos índios; o Jubileu de Ouro do Seminário Nossa Senhora da Assunção; o intuito de aumentar a devoção à  Virgem Maria; o templo representa o fim do episcopado de Dom Conrado em Jacarezinho, e  por fim, para servir de  jazigo para Dom Conrado.

Percebe-se que o Santuário de Guadalupe, como é conhecido, marca o fim do governo de D. Conrado na diocese de Jacarezinho, sua atuação na Pastoral Indígena por quinze anos, servindo de capela ao seminário de Filosofia, porém aberta à comunidade em momentos especiais.

Sobre o quadro

Dom Conrado Walter, bispo de Jacarezinho, ganhou no final do milênio o grande quadro de Nossa Senhora de Guadalupe, que se encontra no Santuário, do Cardeal Arcebispo da cidade do México Dom Norberto Rivera Carrera. Esse quadro foi inspirado na imagem original de tilma (tecido de cacto) de Guadalupe e apresenta traços da cultura Nahua (etnia Asteca), pois a Virgem aparecera ao índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac no dia 9 de novembro de 1531.

A estrutura e patrimônio artístico do Santuário

A estrutura física do templo é dotada de grande simbologia. O formato do telhado representa a ‘oca’, moradia indígena típica; os vitrais apresentam imagens dos indígenas e de evangelização dos mesmos; as portas de madeira talhadas mostram todos os santuários da Diocese de Jacarezinho.  Assim, as pinturas internas e externas realizadas pelo Sr. Roberto Lombardi, residente de Maringá PR, conferem ao ambiente grande beleza somada às esculturas das portas talhadas à mão por trabalhadores da cidade  ligados à Empresa Sincol.  Os ícones religiosos internos e externos representam a vasta cultura da diocese de Jacarezinho com seu inestimável valor artístico tornando o ambiente favorável à intimidade com o sagrado por meio dos sinais. Artistas que assinam as obras do santuário são nascidos no município de Jacarezinho, Maringá e de alguns países da Europa.

Funcionamento

Durante o final do bispado de Dom Conrado Walter (2000) e de Dom Fernando José Penteado (2000-2010), o santuário serviu como local de celebração das Missas Dominicais abertas ao público em geral. Com o bispado de Dom Antônio Braz Benevente (2010) o santuário passou a ter aspectos mais pastorais, com missas abertas todos os domingos, com a novena a sua padroeira todo dia 12 de cada mês, antecedida de atendimentos de confissões e solenidades presididas pelo bispo.

Em 2012, o bispo diocesano inseriu o Santuário na Rota do Rosário, turismo religioso. Atualmente o templo é mantido pela Cúria Diocesana e os trabalhos conduzidos pelos padres residentes nos Seminários de Filosofia Rainha da Paz e Seminário de Teologia Divino Mestre.

Oração de Nossa Senhora de Guadalupe

Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Tu que na verdade és nossa Mãe Compassiva te buscamos e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Cura nossas penas, nossas misérias e dores. Tu que é nossa doce e amorosa Mãe, acolhe-nos no aconchego do teu manto, no carinho dos teus braços. Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado filho Jesus Cristo, para Nele e com Ele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo. Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, faz nos mensageiros teus, mensageiros da Palavra e da vontade de Deus. Amém.

Contatos e agenda

Responsável: Padre Adão de Souza Pires – Diretor Espiritual Telefone: (43) 35256556 Visitas: Somente com agendamento ou aos domingos às 9h

Missas e celebrações Domingo: 9h Todo dia 12 de cada mês: 18h confissões e atendimento espiritual; Santo Terço às19h e Santa Missa às 19h30 Dia 12 de dezembro – celebração Solene da festa de Nossa Senhora de Guadalupe às 19h30.

Endereço

Avenida Brasil, nº 809. Caixa Postal 148 –  Parque Bela Vista. CEP 86400000 Jacarezinho – Paraná.


.
plugins premium WordPress