Simpósio de Turismo Religioso reúne 200 lideranças no Santuário São Miguel Arcanjo em Bandeirantes.
No último sábado (13), o Santuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes (PR), foi palco da 9ª edição do Simpósio de Turismo Religioso da Rota do Rosário, que reuniu cerca de 200 lideranças do Paraná e da própria rota. O evento contou com a participação de reitores, representantes da Pastoral do Turismo, dirigentes de santuários e atrativos religiosos, gestores municipais, lideranças de governança, além de empresários e empreendedores do segmento turístico do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais.
A programação foi composta por palestras, painéis, conferências e exposições, que proporcionaram amplo debate sobre iniciativas voltadas ao fortalecimento do turismo religioso a partir dos santuários.
Entre os convidados, estiveram presentes Adriane Rengel, gerente de Vendas e Marketing do Santuário de Santa Paulina (Nova Trento – SC), Eluisio Voltolini, da Associação Brasileira de Turismo Religioso, além de representantes da Fecomércio, Senac e da Secretaria de Turismo do Paraná.
A abertura contou com a presença de Dom Antônio Braz Benevente, bispo da Diocese de Jacarezinho; do prefeito de Bandeirantes, Jaelson Mata; além de prefeitos, vereadores e secretários de Turismo de diversos municípios da região. Durante o evento, o coordenador da Rota do Rosário anunciou o início da mobilização para implantação da sinalização rural da rota, em parceria com o grupo Amigos da Rota do Rosário, coordenado por Vanderleia Lopes, de Bandeirantes.
No simpósio também foi oficializada a inclusão do Futuro Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Nova Fátima (PR), na Rota do Rosário. A assinatura do termo marca um passo histórico para a paróquia, que passa a integrar oficialmente o roteiro religioso. Para a comunidade, a conquista representa fé renovada, fortalecimento do turismo local e a consolidação do sonho de transformar a igreja em santuário.
Além das discussões, o simpósio foi enriquecido com apresentações culturais e estandes de expositores regionais, valorizando a produção local.
O encontro também marcou o anúncio de que, em 2026, Bandeirantes será sede do 8º Fórum Estadual de Turismo Religioso, programado para os dias 7 a 9 de abril, consolidando o município como referência no turismo religioso paranaense.