Quem Somos?

Rota do Rosário –  Pastoral do Turismo Religioso

Mapa atualizado em agosto de 2023


A Rota do Rosário, lançada em 2008 pelo Bispo D. Fernando José Penteado – Bispo Emérito –  Párocos e Reitores, bem como leigos das comunidades, é um projeto de evangelização da Diocese de Jacarezinho – PR.  Tem por finalidade a comunhão entre santuários e divulgação dos patrimônios cultural, histórico e arquitetônico do Norte Pioneiro aos Campos Gerais, como museus, festas, celebrações, shows, eventos religiosos e culturais, entre outros.

Nas palavras de D. Fernando a Rota do Rosário “é um caminho de fé a ser percorrido; é uma ação que pode ser ecumênica, pois não exclui ninguém. Cada um deve contribuir com o seu brilho, o seu modo de participar para enriquecer toda a comunidade”.

Ao longo de sua breve existência, percebe-se claramente o reavivamento da fé, e a efetiva alegria com a qual os santuários e as igrejas acolhem seus visitantes e partilham as belezas que compõem o patrimônio da região.

Com a chegada de D. Antonio Braz Benevente, em 2010, buscou-se formalizar a proposta da Rota do Rosário que definiu como missão  a “evangelização a partir dos santuários e seus atrativos”.  Segundo o bispo, “é uma ação missionária da Igreja na Diocese de Jacarezinho”.

PARCEIROS

A Rota do Rosário, destaca-se pelo pioneirismo no fomento do turismo religioso, e está integrada à ação evangelizadora do Regional Sul 2 da CNBB e santuários existentes no Paraná.  A Fecomércio e Paraná Turismo são parceiras neste processo do fortalecimento turístico paranaense sem perder de vista a missão evangelizadora que a sustenta.

plugins premium WordPress