Museu Dom Ernesto de Paula

Cidade: Jacarezinho / PR

Espaço Memorial Sacro de Jacarezinho

Colaboração Pe. Jeferson da Luz Bonifácio  –  Curador do Museu

O museu Diocesano Dom Ernesto de Paula, a segunda casa episcopal da diocese de Jacarezinho, teve como ilustre morador, Dom Fernando Taddei nos anos de 1928-1929. Dom Fernando, primeiro bispo diocesano de Jacarezinho, nasceu em 9 de fevereiro do ano de 1867 em Casallatico na Itália. Filho de Sebastião Taddei e de Columba Nota Taddei ainda menino deixou a casa paterna, para dedicar-se inteiramente ao serviço de Deus na Congregação da Missão, mudando-se para Paris, onde concluiu o curso de Filosofia e Teologia, vindo logo em seguida para o Brasil. Em 1º de Novembro de 1890 foi ordenado sacerdote, na Bahia. Uma vez ordenado, trabalhou em vários hospitais como capelão. Percorreu grande parte de Minas Gerais, como missionário, sendo mais tarde professor do Colégio do Caraça, no mesmo Estado.

Homem douto

Mais tarde foi nomeado diretor do Internato Paranaense, em Curitiba e ficou muito conhecido por defender a Igreja Católica e sua doutrina através da imprensa com um discurso lógico, bem construído. Muitas vezes foi chamado para pregar retiro espiritual ao clero e às Irmãs de várias dioceses. Aos 22 de abril de 1927 o Santo Padre Pio XI nomeou-o Bispo de Jacarezinho – o Padre italiano da Congregação da Missão; ato este promulgado no Consistório do dia 21 de junho do mesmo ano. O novo Bispo eleito foi ordenado no Rio de Janeiro, na Igreja do Colégio da Imaculada Conceição das Irmãs da Caridade, da Praia do Botafogo, aos 29 de junho de 1927, festa de São Pedro e São Paulo, sendo Bispo ordenante Dom Helvécio Gomes de Oliveira, Arcebispo de Mariana, e Bispos auxiliares, Dom André Arcoverde, Bispo de Valença e Dom José Carlos Aguirre, Bispo de Sorocaba.

Pastor que cuidou do rebanho

 Como Bispo da diocese de Jacarezinho procurou aumentar o número do clero, uma vez que a necessidade da população era grande, e novas povoações estavam a despontar no grande território que abrangia a diocese. Quando tomou posse trabalhavam nas Paróquias alguns Padres seculares e vários Franciscanos. Em 1930 chamou também os Padres da Pia Sociedade das Missões (Congregação dos Palotinos), entregando-lhes várias Paróquias. Dom Fernando deu aos Palotinos a Missão de construir e dirigir um colégio masculino em Jacarezinho, sendo desta maneira iniciado em maio de 1934 os trabalhos no Colégio Cristo Rei, o qual em março de 1935 foi aberto para as primeiras aulas. Dom Fernando, que muito se interessava pela instrução e educação cristã das crianças e da mocidade, chamou em 1930 as Irmãs de São Vicente de Paula para Jacarezinho, onde trabalhariam no Colégio Imaculada Conceição, e também na Santa Casa de Misericórdia.

Promotor da vida religiosa e consagrada

No decorrer dos anos, Dom Fernando chamou a sua Diocese ainda outras Congregações de Irmãs assim, no ano de sua morte -1940 – haviam casas religiosas em oito paróquias. Depois de um trabalho de 13 anos dedicado à Diocese de Jacarezinho, faleceu no dia 9 de janeiro de 1940, sendo sepultado na Capela do Lar São Vicente de Paulo. Atualmente seus restos mortais se encontram na cripta dos Bispos na Catedral Diocesana.

Dom Antonio Braz homenageia Dom Ernesto de Paula

O museu diocesano leva o nome do segundo bispo da diocese, Dom Ernesto de Paula, a pedido do atual bispo Dom Antonio Braz Benevente, sendo uma forma singela de prestar homenagem a este bispo que tanto fez na história da Diocese de Jacarezinho. Monsenhor Ernesto de Paula nasceu no dia 5 de fevereiro de 1899, na cidade de São Paulo, filho de Luiz de Paula e Constantina Cundari de Paula. Fez seus estudos de preparação ao sacerdócio no Seminário Menor de Pirapora e, na sequência, estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior do Ipiranga. Após sua Ordenação sacerdotal, trabalhou em São Paulo, capital, como diretor e orientador de associações religiosas. Mais tarde ocupou o cargo de Vigário Geral da Arquidiocese de São Paulo, onde recebeu a nomeação para Bispo de Jacarezinho. Foi ordenado Bispo na Catedral provisória de São Paulo no dia 4 de janeiro de 1942. No dia 22 de fevereiro de 1942, Dom Ernesto tomou posse solene na presença de uma multidão de fiéis e das autoridades. Principais obras deixadas Entre suas principais atividades na Diocese, Dom Ernesto construiu o Palácio Episcopal e a Cúria e começou a construção da Catedral, porém sua passagem pela Diocese de Jacarezinho foi rápida, e em 14 de setembro de 1945 despede-se e vai para Piracicaba, Estado de São Paulo, onde foi nomeado como primeiro Bispo daquela Diocese. Sua morte Dom Ernesto faleceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1994 aos 95 anos de idade e sepultado na cripta da Catedral da Sé em São Paulo. Porém, no dia 31 de dezembro de 2012, a urna contendo os restos mortais de Dom Ernesto de Paula, foi transladada para a Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba; sua sepultura está à direita do altar principal da Catedral, por ele idealizada e construída.

Inauguração do Museu-Sacro Diocesano

O museu diocesano foi inaugurado no dia 26 de agosto de 2013 e configura-se como uma casa onde se preserva a memória da Igreja particular de Jacarezinho, bem como histórias interessantes que nos levam a perceber as mudanças dos objetos, nos vestuários clericais que, na medida das reformulações eclesiásticas, foram ganhando mais suavidade e clareza. O espaço do museu conta com sala das imagens, sala da música e salas de exposição, um centro de documentação histórico da diocese sob a direção do colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná UENP.

Localização

O Museu Diocesano Dom Ernesto de Paula fica na Avenida Getúlio Vargas, nº 401 Jacarezinho – PR. em torno do Museu, encontram-se outros atrativos da Rota do Rosário. Aos fundos, na mesma quadra, encontra-se o Mosteiro Preciosíssimo Sangue Fraternidade O Caminho, a qual era capela do bispo. Na quadra abaixo, encontra-se ainda a Capela São Benedito, tida como a mais antiga Igreja de Jacarezinho. Expediente e contatos De segunda à sexta – das 9h às 12h e das 14h às 17h (entrada franca).

Expediente

De segunda à sexta: Das 9h às 12h e das 14h às 17h (entrada franca)

Contatos

Telefone: (43) 35253589 Fan page: https://www.facebook.com/museu.jacarezinho E-mail: museudomernesto@uenp.edu.br

.


 
plugins premium WordPress