Missionários em saída para ‘salvar as famílias’

As Missões Familiares em Santa Cruz do Rio Pardo/SP.

Álvaro Coutinho / Maria Luiza Raize Camilo / Ir. M. Jacinta Donati – Realizar missões ou praticar a missão no dia a dia não é somente uma escolha pessoal, mas sim um chamado, uma escolha de Deus para cada um de nós. E é ele mesmo que nos dá uma ordem para sairmos ao encontro do outro, quando diz na Palavra “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 15,16).

Vais comigo?

E assim, com muita alegria e amor, em resposta a esse chamado de ser uma Igreja peregrina, o Grupo Missionário João Luiz Pozzobon, vinculado ao Santuário de Schoenstatt em Jacarezinho/PR, se colocou novamente em saída. Como instrumentos da Mãe de Deus, o desejo era levar à Paróquia São José, em Santa Cruz do Rio Pardo/SP, Diocese de Ourinhos/SP, o poder transformador da cultura do encontro. Isso se deu pelas Missões Familiares, realizadas de 9 a 13 de fevereiro de 2018, pela segunda vez consecutiva nessa cidade.

Neste ano de 2018, o lema dava continuidade às Missões de 2017: “Salvai a família, custe o que custar” (Pe. José Kentenich). 90 missionários foram divididos em três comunidades, sendo elas: Beato Carlos Leisner, Francisco Ziober e Ir. M. Emanuele Seyfried – os nomes são uma homenagem aos heróis de Schoenstatt que os inspiraram nesse Carnaval, para que, a partir de seus exemplos, os missionários também fossem heróis para as famílias nas visitas e encontros.

Na noite de sexta-feira, 9 de fevereiro, todo o grupo, reunido no Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, participou da Missa de Envio, presida pelo Pe. Júlio Fabiano Rodrigues, assessor da Juventude Masculina de Schoenstatt no Regional Paraná. Também esteva presente o Pe. Agnaldo Souza, assistente eclesiástico da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt na Diocese de Ourinhos. Logo após a Missa, realizaram-se os primeiros momentos de espiritualidade, ressaltando as correntes de vida que iriam contemplar durante as missões: dez anos do Santuário de Jacarezinho, o Ano Pe. José Kentenich e o Ano Nacional do Laicato.

Os frutos da missão

Tudo o que é bom deve ser compartilhado e só por meio da ação missionária se pode fazer com que o Evangelho de Cristo se torne evidente na vida das pessoas. Nesse sentido, todos os missionários foram conduzidos a refletir sobre a importância e o papel das missões no propósito de “Salvar as Famílias…”. O grupo foi surpreendido com um vídeo trazendo testemunhos de pessoas que receberam a visita missionária no ano de 2017; elas contavam sobre alguma situação salva em sua família a partir dali. O vídeo também colocava relatos de pessoas que experimentaram essa transformação ao se colocarem em saída, sendo missionárias.

Em seguida, seguiu o momento tão esperado por todos: a divisão de comunidades. Essa parte sempre gera uma grande expectativa, na ansiedade de saber quem será a família e os colegas de comunidade.

Sim Pai!

No berço do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil, os missionários se colocaram em saída, como as 12 Irmãs de Maria pioneiras no país, que saíram da Alemanha ao Brasil para uma grande Missão. Enviadas pelo Fundador, Pe. José Kentenich, elas ouviram dele algumas palavras que hoje novamente se estendem a todos os missionários: “Queremos ser semente da Mãe Três Vezes Admirável. Semear é algo grande, mas talvez seja maior ainda lançar-se como semente. Como semente de um novo mundo. O mundo deve torna-se Schoenstatt. Deve ser este o sentido de nossa aspiração e de nossas lutas aqui na terra”.

Conforme as comunidades eram enviadas a partir do Santuário, os assessores Ir. M. Jacinta Donati, Ir. M. Santina Fernandes, Ir. M. Patrícia Lemes e Pe. Júlio Fabiano, junto à estátua do Fundador, entregavam as cruzes da missão, que estavam nas mãos do Pai e Fundador, significando que partiam abrasados pelo fogo de seu carisma.

Missão é vocação e o mundo precisa de pessoas que se comprometam com essa prática. Pelos quatro dias em Santa Cruz do Rio Pardo, a Família de Schoenstatt experimentou de perto a carência que as pessoas sentem da presença de Deus em suas vidas e o quanto esse trabalho missionário se torna fecundo na vida das famílias.

Assim, no dia 13 de fevereiro, na missa de encerramento da missão, na Paróquia São José, sentia-se a experiência de uma profunda alegria e união familiar. Os missionários partiram na certeza de que muitas sementes foram lanças e que novos frutos surgirão sob o olhar e a proteção da Mãe e Rainha de Schoenstatt.

Fotos e vídeo: Cleiton Corrêa

Veja as fotos…

https://www.flickr.com/photos/143135790@N07/sets/72157693156853464

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress