Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e de Santo Inocêncio, Mártir

Cidade: Tomazina / PR

Palavras Iniciais

Ano da fundação/criação: 2016

O Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, em Tomazina, é considerado a Capela Sistina do Norte Pioneiro do Paraná.

A cidade é banhada pelas águas exuberantes do Rio das Cinzas, que formam diversas corredeiras e cachoeiras, entre elas a belíssima queda d´água do Salto Cavalcante. Entre afrescos religiosos e belezas naturais a cidade é permeada de um ar pitoresco e acolhedor, que merecem ser desfrutadas.

Um pouco de sua história

Primeira igreja do Paraná dedicada a Nossa Sra. da Conceição Aparecida

Em 1867 uma comitiva vinda de Minas Gerais seguiu para a região do Rio das Cinzas onde seria fundada a cidade de Tomazina. O fundador, Major Tomaz Pereira da Silva, e todos os integrantes de sua comitiva, trazem a fé católica e a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Com isso a primeira Paróquia dedicada ao patrocínio de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi instalada oficialmente em outubro de 1986, na cidade de Tomazina.

O atual templo religioso foi construído no início da década de 1930, sendo que a antiga Igreja Paroquial de madeira precisou ser demolida. Na década de 1950 foram pintados os afrescos da nova Igreja, pelo artista Paulo Korh.

Em virtude da particular grandeza deste lugar sagrado, e por celebrar o Ano Jubilar Mariano – 300 de Aparecida e 100 das aparições de Fátima –  foi elevado oficialmente por Dom Antonio Braz Benevente a Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no dia 08 de dezembro de 2016, ocasião em que destacou que ali “todos devem acorrer, no colo da Mãe Aparecida neste Ano Nacional Mariano, ano de muitas graças. Que de toda a diocese possa chegar caravanas de fiéis e peregrinos para beberem das graças que jorram do santuário, regado pelas cascatas do Salto Cavalcante”.

Além do patrocínio de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Santuário também é dedicado a intercessão de Santo Inocêncio Mártir, que tem suas relíquias depositadas nesta Igreja desde o ano de 1975. Santo Inocêncio foi um jovem romano que viveu no século III, quando o cristianismo ainda era condenado e os cristãos perseguidos pelo Império Romano. Por não recusar sua profissão de fé em Cristo, Inocêncio morreu decapitado, por isso é considerado um Mártir pela Igreja.

Em 1975, Frei Carlos Maria, com ajuda de seu coadjutor Frei Mário Massarente, através de muitas negociações, conseguiu autorização para trazer as relíquias de Santo Inocêncio para o Brasil. A chegada aconteceu no dia 16 de agosto de 1975, no porto do Rio de Janeiro. No dia 09 de novembro do mesmo ano, as suas relíquias foram trazidas para a cidade de Tomazina, sendo acolhida por uma multidão de aproximadamente 20 mil fiéis. Desde então, as relíquias de Santo Inocêncio estão disponíveis para visitas e orações dos peregrinos.

Fato Interessante

Um número expressivo de pessoas escolheu uma forma peculiar de homenagear o santo guardião de Tomazina. Não é difícil encontrar pelas ruas da cidade e adjacências, pessoas que levam seu nome. Tal fato pode ser comprovado nos livros de batismo do Santuário onde mais de mil pessoas levam o nome, ou sobrenome, de “Inocêncio”.

Oração Jubilar

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores / no Rio Paraíba do Sul. / Como sinal vindo do céu, / em vossa cor, / vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, / apenas filhos muito amados. / Diante de vós, embaixadora de Deus, / rompem-se as correntes da escravidão! / Assim, daquelas redes, / passastes para o coração e a vida / de milhões de outros filhos e filhas vossos. / Para todos tendes sido bênção: / peixes em abundância, / famílias recuperadas, / saúde alcançada, / corações reconciliados, / vida cristã reassumida. / Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! / Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, / nós vos acolhemos como mãe, / e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: / o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. / Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! / Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! / Fazei de nós vossos filhos e filhas, / irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!

Oração a Santo Inocêncio, Mártir

Santo Inocêncio, de corações agradecidos, ajoelhamo-nos neste momento e adoramos a Divina Providência, que presenteou o Brasil com tuas sagradas relíquias, confiando-te a missão de interceder por nosso povo. Tua presença entre nós enche-nos de paz e confiança. Tua vida sacrificada por Cristo nos anima a sermos hoje cristãos autênticos e corajosos como foste tu numa época de perseguições, servindo a Deus e ao nosso próximo. Confiantes em tua valiosa proteção, imploramos de Deus as graças que nos salvam e santificam e aquelas que recomendamos nesta hora. Que teu heroísmo desperte nos jovens do Brasil o ideal missionário de servir à causa de Cristo na vida sacerdotal e religiosa.

Jovem mártir de Cristo, pede a Ele que teu sangue seja para nós semente de uma vida mais santa e cristã a se realizar plenamente ao teu lado junto a Maria Santíssima na Glória do Céu. Amém.

Santo Inocêncio, rogai por nós. (três vezes)

Santo Inocêncio!
Rogai por nós!

Agenda permanente

Toda última segunda-feira do mês: Oração das mil Ave-Marias – 19h
Todas terças-feiras: Grupo de Oração, organizado pela Renovação Carismática Católica – 19h30
Todas as quartas-feiras: Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 15h
Na primeira sexta-feira do mês: Santa Missa votiva ao Sagrado Coração de Jesus – 19h30
Sábados: Santa Missa – 19h30
Domingos:  Santas Missas – 9h e 19h30
Todo dia 9 de cada mês: missas – 10h, 15 e 19h30 – Além das Missas votivas em honra a Santo Inocêncio com novena, há bênçãos dos romeiros e atendimento de confissões.

Horário de atendimento

Escritório Paroquial
Segunda a sexta- feira:  Das 8h às 11h e das 13h às 17h
Sábados: Das 8h às 11h30

Contatos

Pároco Reitor: Maycon José da Silva
Telefone (43) 3563 -1372
CEP: 84935-000
Fan-page: Santuário Diocesano de N. Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, Mártir;
https://www.facebook.com/santuariosantoinocencio/?fref=ts
Site www.santuariosantoinocencio.com.br
E-mail: paroquiatmz@hotmail.com

Fique por dentro!

O dia de Santo Inocêncio é comemorado no dia 9 de novembro, porém a Comunidade optou em realizar a festa no dia 8 de dezembro, em honra a Nossa Senhora da Conceição Aparecida e a Santo Inocêncio. Além da parte religiosa, acontece uma grande festa, que oferece uma programação social com a tradicional “Quitanda”, que são duas semanas de vendas de pães, roscas, biscoitos e doces caseiros e a tradicional quermesse com bingo, venda de assados, pastéis, doces, bolos, refrigerantes e churrasco. Esse dia é feriado municipal em Tomazina e a parte religiosa da festa também é antecedida por novena.

Tomazina é conhecida pelo tradicional Carnaval de Rua, pelo Campeonato de Canoagem, no dia de 15 de novembro, e pelo Rodeio, realizado no dia 2 de junho, aniversário de Tomazina.

 

plugins premium WordPress