Santuário do Divino Espírito Santo
Cidade: Ribeirão do Pinhal /PR
Histórico
Conhecida como “Cidade Simpatia”, o município encravado no norte pioneiro do Paraná abriga um refúgio de paz em meio à agitação da vida cotidiana.
Desde os primórdios de sua história esta terra esteve sob as bênçãos do Espírito Santo. Ainda no remoto ano de 1923, seus primeiros colonizadores a batizaram de Espírito Santo do Pinhal.
Imponente, o templo se revela ao visitante desde o momento em que adentra a pequena Ribeirão do Pinhal. Fonte constante das graças de Deus e sinal visível do amor do Pai este é o lugar certo para se beber da “água viva” e vivenciar uma profunda experiência com o Divino.
A belíssima construção em estilo românico, projetada pelo arquiteto italiano G. Bianchi e concluída década de 1960 atrai a atenção pelas suas linhas clássicas e sua peculiar torre na parte de trás, dominando a paisagem de Ribeirão do Pinhal.
O Santuário do Divino Espírito Santo está situado no caminho entre os Santuários de Nossa Senhora das Graças, em Santo Antônio da Platina, o Santuário São Miguel Arcanjo em Bandeirantes e o Santuário Sagrado Coração de Jesus em Ibaiti, sendo uma oportunidade maravilhosa para que você e sua família visitem e conheçam a nossa comunidade.
Atrativos do Templo
Envolto pela unção do Espírito de Deus, o templo possui uma rica simbologia que se faz presente aos visitantes em suas obras de arte.
Já na escadaria, que dá acesso ao templo, o visitante passa pelo Portal do Milênio onde há uma seta indicando o globo terrestre, simbolizando a Igreja apontando a direção do novo milênio.
Por iniciativa dos missionários poloneses Padre André Jaworski (in memorian) juntamente com Padre Jan Wasilk, atual reitor, e toda a comunidade católica ribeiro-pinhalense o templo foi totalmente restaurado até que em 09 de setembro do ano 2000 a então Igreja Matriz foi elevada à Santuário e solenemente dedicada ao Espírito Santo e Consagrada a Nossa Senhora de Fátima.
Entre suas atrações artísticas mais importantes, chama a atenção ao adentrar o templo a enorme representação estilizada da Santa Ceia onde ao invés da clássica imagem dos apóstolos, figuram os padres que marcaram a história da comunidade, juntamente com os bispos da Diocese de Jacarezinho, Dom Conrado Walter SAC (1991-2000), Dom Pedro Filipak (1962-1991) além do Papa João Paulo II (1978-2005), hoje São João Paulo II, o Bispo emérito de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, (ainda em vida na ocasião) sendo obra prima do artista ribeiro-pinhalense Tupã Paraná Nicolau, que está retratado na mesma como Judas Iscariotes, por escolha própria.
O objetivo central desta obra é mostrar que as personagens retratadas são os apóstolos dos nossos tempos, aqueles que ofereceram suas vidas pela construção do Reino. Dentre eles alguns já faleceram, outros ainda estão vivos. Porém a obra encontra sua razão maior ao recordar que cada um de nós é convidado a ser protagonista na grande missão de evangelizar.
Na porta frontal da igreja, em outra obra do artista Tupã Paraná Nicolau, a caminhada do povo de Deus rumo ao céu conduzida pelo Espírito Santo é retratada num painel de forma estilizada e moderna.
Ainda num clima de simbologia aparece o sacrário ao lado do altar, com o formato do globo terrestre, construído com pedras de mármore provenientes do Nordeste, da Europa e da África, representando a dimensão missionária da Igreja. Uma aliança em mármore ao redor do globo simboliza a presença do Divino Espírito Santo no mundo.
Destaque ainda para a presença das relíquias sagradas de Santo Maximiliano Maria Kolbe, padre polonês mártir durante o nazismo, que se encontram afixadas sob o altar central.
Estrutura e Funcionamento
O Santuário do Divino Espírito Santo está de braços abertos para acolher você e sua família na busca pela paz e a tranquilidade que este lugar sagrado pode lhe oferecer.
Todos os que chegam à Ribeirão do Pinhal encontram uma cidade de gente simples, porém muito hospitaleira, sincera e acolhedora que recebe a todos com muita alegria.
O Santuário está localizado no Largo Dom Pedro Filipak, no centro de Ribeirão do Pinhal permanecendo aberto à visitação durante todos os dias do ano, estando a duas quadras da avenida principal da cidade e bem próximo ao hospital, escolas e ao centro comercial local.