Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde

Cidade: Siqueira Campos / PR

Palavras iniciais

Ano da fundação / criação: 1975

Um dos mais tradicionais Santuários da Diocese de Jacarezinho e o do Paraná, dedicado ao Senhor Bom Jesus da Cana Verde, está situado na cidade de Siqueira Campos – PR. Todos os dias 06 de cada mês são realizadas missas ao longo do dia, a partir das 7h, com atendimento de confissões, recepção aos romeiros que visitam o santuário e a sala dos milagres; passam aos pés da imagem e acendem velas.

Estima-se que mais de 150.000 pessoas visitam o santuário nos dias da popular “Festa de agosto”, de modo mais efusivo, no dia 06 de agosto.  Há toda uma estrutura para atender os romeiros, com lanches, refeições, lojas de artigos religiosos e outros.

Um pouco de história

A cidade de Colônia Mineira, teve sua emancipação política por volta de 1920, quando então foi construída sua igreja matriz, dedicada ao divino Espírito Santo. Em 1930, Colônia Mineira passa a chamar-se Siqueira Campos.

Em 01 de março de 1934, o então Bispo Dom Fernando Tadei, confia a Siqueira Campos a imagem do “Senhor Bom Jesus da Cana Verde”; devido à recém construção da matriz a cidade passa a contar com a presença permanente de um vigário. Iniciou-se, a partir daí, a Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, que é realizada todos os anos no dia 06 de agosto.

Nos anos 50, Frei Gabriel Ângelo, constrói uma capela, anexa à igreja matriz, para abrigar a imagem sagrada. Nos dias de hoje, encontra-se uma réplica da imagem, onde há muita visitação e oração. Em 1975 foi inaugurado, junto ao seminário capuchinho, o Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, onde encontra-se a imagem original.

A confecção da imagem deu-se – segundo os historiadores – por um negro escravo, que fugiu do ‘seu senhor’ e no meio da mata esculpiu a imagem. O primeiro milagre foi concedido ao ‘dono’ do escravo que, totalmente cego, ao ficar de frente com a imagem, recupera a visão. Desde então, muitos relatos de curas, bênçãos e milagres acompanham a imagem finalizada por um discípulo de Aleijadinho.

O semblante da imagem remete-nos ao de Cristo sofredor e ultrajado, com seu mando escarlate; a coroa de espinhos e a vara em mãos (cana verde) Matheus 27, 27-29, e seu olhar misericordioso.

Fato Interessante

Frei Gabriel Ângelo, contando com recursos limitadíssimos da época e colaboração de muitos fiéis, produziu um filme que conta a história do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Uma verdadeira obra de arte, se consideradas as condições em que foi feito. Este filme foi o primeiro longa metragem colorido do Paraná e sua cópia encontra-se à venda na livraria paroquial. No início há um documentário, filmado pelo próprio Frei, com imagens da festa, que na época era realizada na igreja matriz. Vale a pena conferir! No mesmo período da produção do filme foi fundada, pelo Frei Gabriel Ângelo, a também histórica Rádio Bom Jesus, que vai ao ar até os dias de hoje.

Agenda permanente

Todo dia 06
Missas: 7h, 10h, 15h e 20h.

Programa “Aos pés do Bom Jesus” interativo com romeiro: 14h

Atendimento de confissões, loja de artigos religiosos e lanches no pavilhão do santuário.

Dia do Padroeiro – 06 de Agosto:

Missa de hora em hora à partir das 7h e 15h na Matriz Divino Espirito Santo

Missas durante a semana no santuário:
Domingos: 7h, 10h e 18h – Sexta-Feira: 15h.

Hino Oficial do Senhor Bom Jesus

Senhor Bom Jesus, Cana Verde  na mão
Que chegue até vós, nossa humilde oração De Siqueira  Campos ai ondes estais Ouvi nossos cantos , Ouvi nossos ais
No  rosto sanguento o artista imprimiu
Maior  sofrimento que o mundo já viu
No cedro gravado piedosa expressão
Semblante chagados com cana na mão
Senhor Bom  Jesus, cana verde na mão
Que chegue até vós nossa humilde oração
De Siqueira campos ai  ondes estais
Ouvi nossos cantos
Ouvi nosso ais

Que a vossa  imagem tão cheia de dores
Nos traga coragem em nossos  temores
Assim nesse vale coberto de espinhos
Que ela nos fale com doce carinho

Senhor Bom  Jesus, cana verde na mão
Que chegue até vós nossa humilde oração
De Siqueira campos ai  ondes estais
Ouvi nossos cantos
Ouvi nosso ais

Seu nome  está em nossos louvores
Queremos mostrar o homem das dores
Por isso sejais, o Cristo  louvado
Sempre mais e mais , nosso muito obrigado

Senhor Bom  Jesus, cana verde na mão
Que chegue até vós nossa humilde oração
De Siqueira campos ai  ondes estais
Ouvi nossos cantos
Ouvi nosso ais

Senhor Bom Jesus, abençoai-nos!

Contato

Praça Frei Alfredo João, nº 100
Caixa Postal:11
CEP: 86.940-000
Fone: (43) 3571-1277
Site: www.bomjesusdacanaverde.com.br
Fan-page: https://www.facebook.com/SantuarioDoSenhorBomJesusDaCanaVerde/?fref=ts

Um convite

Visitando Siqueira Campos, não deixe de conhecer também outros dois lindos santuários da região central da diocese, que se encontram em Tomazina – considerada a Capela Sistina do Norte Pioneiro – e o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Ibaiti, onde o próprio Cristo vivo o acolherá na intimidade da Capela do Santíssimo, donde derramará sobre sua vida as graças que mais necessita para sua vida e de todos os seus familiares, amigos, e os que pediram a sua oração.


.

 

 Vídeo:


 .

Galeria de Imagens

Clique nas imagens para ampliar: