Museu Maria Calil Zambon

Cidade: Bandeirantes / PR

Museu Municipal “Professora Maria Calil Zambon”, inaugurado no dia 17/12/2014 em comemoração aos 80 anos do município, está   instalado no prédio da antiga estação ferroviária. Em razão disso, recebeu investimentos da empresa ALL – ( América Latina Logística) – depois de parceria firmada entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal, que através de um termo de ajustamento de conduta com a empresa, realizou restauração da antiga estação ferroviária. As peças e documentos de exposição, que retratam a memória da cidade foram catalogados, cadastrados e serão conservados, conforme prerrogativas e exigências do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O museu está classificado por temas: contexto histórico, ala dos pioneiros, contexto material com instrumentos  da estação ferroviária e sobre a cultura e imigração japonesa. São fotos, imagens e documentos antigos, além das peças usadas pelos pioneiros da cidade.

Curiosamente, a Professora Maria Calil Zambon, personalidade da cultura bandeirantense, fundadora da Academia de Letras, Ciências e Artes de Bandeirantes, formou-se pela Escola Normal no Colégio Imaculada Conceição de Jacarezinho.

Agenda

Entrada gratuita. Atendimento ao público: De segunda a sexta-feira. das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Visitas em grupos ou mediante agendamento.

 
plugins premium WordPress