Santuário Diocesano de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

Cidade: Bandeirantes / PR

Bandeirantes acolhe dois Santuários

Ano da fundação / criação: 2007

Bandeirantes, cidade privilegiada com dois santuários da Rota do Rosário – Pastoral do Turismo: Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, doutora dá Igreja, padroeira das missões e missionários e o Santuário de São Miguel Arcanjo, valente guerreiro de Deus contra as potências do mal. Venha visitar estes lugares de graças abundantes. Uma chuva de bênçãos descerá sobre você, sua família, propósitos e projetos. Quem como Deus? Ninguém como Deus. Dias 01 celebra-se Sta Terezinha para que a vontade de Deus seja confirmada em sua vida e dias 29, é São Miguel que nos defende no combate. Venha fazer uma poderosa experiência de Deus Amor e Misericórdia que te ama e te acolhe em nossa cidade.

 A cidade de Bandeirantes, localizada no norte do Paraná, é considerada um dos municípios brasileiros que mais produz uvas finas de mesa.  Contemplada com dois santuários na Rota do Rosário, tem como padroeira Santa Terezinha, decretada doutora do amor: “Nada é pequeno onde o amor é grande”.

Todo dia primeiro de cada mês, realiza-se a tradicional Missa das Rosas, mas é no dia primeiro de outubro que ela é honrada com a novena das rosas, culminando com celebrações eucarísticas ao logo do dia.

Um pouco de sua história

Nos idos de 1918, Eurípides Mesquita Rodrigues, então com aproximados 23 anos, foi convidado por seu tio Juvenal Mesquita, a deixar a cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, onde residia com seus pais e irmãos, e vir para o “sertão”, como era conhecido o Norte do Paraná na época, abrir uma extensa gleba de terras de sua propriedade. Antes que partisse, sua mãe o abraçou fortemente deu-lhe uma pequena medalha de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, pedindo que ela o protegesse na jornada e recomendando a ele que recorresse a ela toda vez que se sentisse em perigo.

Bandeirantes era um local de mata virgem e exuberante como poucas, de difícil acesso e habitado por poucas pessoas no bairro da invernada, todos sujeitos aos riscos impostos pelas doenças comuns nestas regiões, ataques de feras e indígenas (nação caingangue), já conhecedores da violência do homem branco. Depois de construir um pequeno barraco, as margens do córrego da água das antas, Eurípides, começou seu trabalho de reconhecimento das divisas da propriedade que lhe cabia administrar.  Como era uma área muito grande, certa feita, viu-se perdido no meio da densa floresta e, depois de vagar por vários dias sem um rumo preciso, com fome, sede e entrando já em desespero, lembrou-se das palavras de sua mãe, ajoelhou-se e apertou a medalha de Santa Terezinha contra o peito. Rezou pedindo a ela que o ajudasse a se orientar. Levantou-se, reiniciou confiante a sua caminhada e, tão logo se deu conta de que estava próximo de local onde estava seu barraco, agradeceu aos céus a intercessão.

Tudo começou

Quando Bandeirantes recebeu o primeiro padre, senhor Eurípedes contou a ele o acontecido e pediu humildemente que desse o nome à paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, no que foi atendido. No local onde rezou e aconteceu a manifestação de sua fé, construiu posteriormente a sua morada, onde reside hoje seu filho, nora e netos.

A vida religiosa começou com atendimento esporádico de vigários de Jacarezinho, mas devido a fé dos que aqui passaram a residir, em 03 de outubro de 1926, inaugurou-se a primeira capela por ocasião da visita do 1o. Bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Taddei. A paróquia foi criada em março de 1942 por decreto de Dom Ernesto de Paula, 2º Bispo Diocesano, que empossou como primeiro pároco o Pe. Manuel Pacheco. Depois dele outros padres diocesanos trabalharam em Bandeirantes, organizando o povo, as pastorais, as celebrações, os sacramentos, enfim, levando Cristo e sendo missionários no solo bandeirantense, de gente de fé e de garra, com trabalho e audácia.

Em 1º de Junho de 1948, com as obras da Matriz já iniciada pelo Pe. Agostinho Martinez, a Paróquia de Bandeirantes foi entregue aos Frades Capuchinhos, tomando posse como pároco o Frei Vital Basso. Em 9 de dezembro de 1949 o Frei Eugênio Nickele veio para Bandeirantes, trabalhando muito, teve a dádiva

 de inaugurar a Matriz, pronta em 16 de janeiro de 1951. O município foi crescendo e logo Bandeirantes era uma das mais promissoras cidades dessa região do Estado. As pastorais e movimentos foram se organizando e tomando corpo: Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Cruzada Eucarística, Pia União das Filhas de Maria.

Com toda a vitalidade e renovação produzida pelo Concílio Vaticano II, encerrado em 1965, as Comunidades conheceram o alvorecer de novos movimentos e pastorais que procuraram responder aos anseios da nova evangelização, entre eles, a Pastoral da Juventude, Ministros da Eucaristia, Pastoral da Criança, Grupos de Reflexão, Renovação Carismática Católica, Equipes de Nossa Senhora, entre outros.

Menina dos olhos

Bandeirantes seguiu seu curso, sendo na constelação Diocesana de Jacarezinho uma estrela de primeira grandeza, tendo abrigado a sede do decanato composto por mais oito paróquias da região, indo de Andirá a Jundiaí do Sul, de Ribeirão do Pinhal a Itambaracá. Hoje conta com a presença de duas Congregações Religiosas, das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, que assumiram inicialmente a Santa Casa de Misericórdia e o Asilo São Vicente de Paulo. E a Congregação Franciscana do Imaculado Coração de Maria, que há mais de 50 anos fundou o Educandário Santa Isabel, referência de no âmbito educacional da região.

Relíquias da Santa  visitam Bandeirantes

Grandes momentos somam-se na caminhada do povo católico bandeirantense, mas sem dúvida a visita da Urna com os restos mortais de Santa Terezinha, constituiu um marco nesta gente que desde seus primórdios soube admirar a “florzinha do Carmelo”. Em novembro de 1998, o povo recebeu sua padroeira que veio trazer do céu copiosas bênçãos do Senhor, que escolheu Bandeirantes para ser sinal de seu amor pela Igreja. Bandeirantes continua a caminhar e agradece a Deus e a Santa Terezinha a instalação do Santuário Diocesano, no dia 15 de dezembro de 2007, por Dom Fernando José Penteado, 6º. Bispo de Jacarezinho. Para tal acontecimento a Comunidade paroquial celebrou duas semanas intensivas de evangelização contando com a presença de vários sacerdotes, seminaristas, religiosas e missionários leigos das Santas Missões Populares.

Expansão das paróquias

Atualmente Bandeirantes conta com quatro paróquias: Paróquia Santa Terezinha (desde 1926), São Geraldo Majela – a primeira a ser desmembrada (2008) e mais recentemente Paróquia Nossa Senhora Aparecida (2016), Paróquia Santo Expedito (2016), além de um outro Santuário, o Santuário São Miguel Arcanjo (2012)  também pertencente à Rota do Rosário.

Fatos  Interessantes

Em 14 de dezembro de 1927, o Papa Pio XI, proclamou Santa Terezinha “Padroeira das Missões” e, em 19 de outubro de 1997 foi proclamada “Doutora da Igreja”, pelo Papa João Paulo II, em Roma.

Na história de nossa Paróquia temos um fato curioso, o Frei Vital Basso foi pároco por três vezes: em 1948, 1954-1955 e 1965 a 1968. Grandes nomes marcaram nosso povo: Frei Maximiliano Maria – o Frei Max – Frei Rafael Proner, Frei Anselmo Schwartz, Frei Alvadi Pedro Marmentini, Frei Messias, entre outros. O Frei Justino, foi o último pároco capuchinho que em 1992, entregou a Paróquia ao Clero Diocesano de Jacarezinho, assumindo então o Pe. Mauro Aparecido dos Santos, atualmente  Arcebispo da diocese de Cascavel. O santuário segue sob administração do clero diocesano com empenhos dos reitores e vigários auxiliares eu ali contribuem na evangelização.

Novena de Santa Terezinha

“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Tereza do Menino Jesus durante os 24 anos que passou na Terra. E pelos méritos de tão querida santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço: (…), se for conforme a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma. Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez sua promessa de que ninguém vos invocaria em vão fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida”.

Rezar, em seguida, 24 vezes: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre Amém. E, 24 vezes também, Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós!

Um grupo de fiéis devotos de Santa Terezinha costumam fazer a novena perpétua de 9 à 17 de cada mês, onde se reza um pelo outro em comunhão no mundo todo.

Acredita-se que, ao terminar a novena, se você ganhar uma rosa de alguém sinal que seu pedido será alcançado. É preciso ganhar, não se deve pedir rosas enquanto  se faz a oração por nove dias.

Agenda permanente

Missa segunda-feira – 7h Missa de terça a sexta-feira – 19h Missa e Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às quartas-feiras – 15h Missa aos sábados – 19h30 Missa aos domingos – 8h, 9h30, 18h e 19h30

Adoração ao Santíssimo toda quinta-feira das 7h30 às 18h30.

Dia 1o de outubro, feriado municipal, dia da Padroeira Santa Terezinha. Neste dia há várias Missas das Rosas e outras atividades, com a participação de grande número de devotos da cidade e de toda região.

No final do mês de junho e início do mês de julho, dois finais de semana, acontece a tradicional “Festa do Milho Verde”, que há mais de 15 anos vem unindo e confraternizando toda a comunidade. Nesta ocasião as quatro paróquias da cidade se reúnem para preparar os alimentos, numa grande festa da unidade.

Expediente

O Santuário permanece aberto todos os  dias 7h às 20 horas Escritório Paroquial De segunda a sexta: das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h Sábados:  8h às 11h30

Contato

Praça Frei Maximiliano, 02. Bandeirantes / PR Telefone (43) 3542-4635 CEP: 86360-000 E-mail: contato@santuariosantaterezinha.com.br Site: www.santuariosantaterezinha.com.br Fan-page: https://www.facebook.com/santuariosantaterezinhaedasagradaface/

Um convite de Santa Terezinha

Todo dia primeiro de cada mês o Santuário se torna um grande jardim de rosas, onde de muitos lugares os peregrinos vem saudar Santa Terezinha e encontrar Jesus no Sacramento da Eucaristia, começamos as 18h com terço, seguindo com novena das rosas, testemunhos de milagres e missa das rosas.

.


 
plugins premium WordPress