No dia 13 de janeiro de 2024, no Santuário de Nossa Senhora das Brotas – Pirai do Sul, Portal da Rota do Rosário, foi lançada a II Romaria Tropeira que percorrerá os 680 km de estradas rurais, que interliga os 12 Santuários da Rota do Rosário, presente nos 15 municípios entre Campos Gerais e Norte Pioneiro.
Pe. Roberval Mulhstedt, Reitor do Santuário e atual Coordenador da Pastoral do Turismo no Paraná, CNBB Regional Sul 2, acolheu as autoridades ali representadas, bem como os tropeiros, onde ministrou a bênção sob o olhar da Virgem das Brotas, padroeira do tropeirismo. Após a bênção, o grupo que partiu para o Santuário Ecológico da Santa do Paredão, a tarde foi para o Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria em Jaguariaíva, sob o estandarte da Rota do Rosário, uma bandeira , as duas imagem que representam o ponto de larga , Nossa Senhora das Brotas e o ponto de chegada, São João Batista, pois esta romaria cumprira todo o trajeto de 680 km. Para quem fizer a rota num todo, seu ponto final, é Arapoti, no Santuário Igrejinha São Joao Batista.
Esta ação evangelizadora acontece sob a responsabilidade das comitivas de cada município presente neste roteiro e conta sobretudo com o apoio das lideranças de cada santuário, por ver acontecer esta manifestação e resgate da tradição, da cultura , da religiosidade e dos valores da tradição tropeira. Confira a programação deste evento que se encerrara no dia 11 de maio, no Santuário Ecológico Santa do Paredão, em Jaguariaíva PR.
Postagem: Rosangela da G Martinski