Comemoração do dia do Tropeiro no Município de Jaguariaíva

Comemorando o dia do Tropeiro, instituído no Município de Jaguariaíva pela Lei 2507/14,  dia 10 de maio no Cine Teatro Valéria Luercy, aconteceu a noite da Cultura e História do município, com presença do Excelentíssimo Prefeito, José Sloboda e sua esposa, com a presença dos tropeiros e Jaguariaivenses.

O TROPEIRISMO foi o responsável por desbravar o Brasil por mais de dois séculos, tendo suas origens nos campos de Curitiba que durante todo seu ciclo ,rompeu fronteiras ,delimitou territórios, originou povoados, que vieram a formar vilas e hoje cidades, dentre elas JAGUARIAÍVA que foi um importante ponto de encontro do caminho das tropas . Em 1730 foi reconhecido oficialmente o primeiro caminho das tropas que ligava os campos do Sul do Brasil, via o caminho do Morro dos Conventos que permitiu esta ligação do RGS e SC com os campos de Curitiba na região de São Luís do Purunã. Tendo em seu trajeto o rio Jaguariaíva ,local de pouso e descanso de tropeiros. 

Com o Povoamento dos campos de Jaguariaíva, ao longo do tempo teve destaque a Fazenda Jaguariaíva de propriedade do Cel Luciano Carneiro Lobo depositário de pólvora do Rei Dom João VI. A Fazenda Jaguariaíva era considerada uma das mais lindas do Sul do Brasil tinha campos, cerrado, matas de araucárias , canyons e lindas cachoeiras. Fatores que fizeram que dentre as suas fazendas esta fosse a escolhida para a morada do Cel Luciano Carneiro Lobo nascido em Castro na casa onde pela sua importância histórica abriga nos dias de hoje o Museu Do Tropeiro de Castro referência nacional em acervo tropeiro. Luciano foi um tropeiro de expressão nacional teve a honra de ser convidado por Dom João VI para o casamento do seu filho Dom Pedro I com a Princesa Leopoldina. Cel Luciano Carneiro Lobo ia presentear com 500 de suas melhores novilhas os noivos porém não sabemos se isto se confirmou , porém a presença de Cel Luciano foi confirmada no casamento real e teve como honra de presentear os convidados com uma apresentação de tourada portuguesa abrilhantado a festa com suas habilidades e destreza.

Em homenagem a este ilustre tropeiro proprietário da Fazenda Jaguariaíva, comemoramos no dia de sua morte 12/05 o dia Municipal dos Tropeiros , data que tornou imortal o homem tropeiro no município de Jaguariaíva.

Saindo do Parque Rui Cunha após o café da manha, com a presença do Prefeito Municipal José Sloboda, teve início a Romaria Tropeira ao Santuário Natural Santa do Paredão.

Créditos: Vinícius Nadal de Masi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress