Padre Luiz assume como reitor em Brotas

Dom Sergio presidiu a celebração de posse, sábado

 “É um momento de alegria padre Luiz vir para cá. Ele que tem um grande amor a Nossa Senhora, uma devoção reconhecida. Certamente vai continuar o trabalho de padre Roberval (Mulhtedt), incentivando o povo aqui da paróquia, mas, sobretudo, os romeiros, os peregrinos que chegam de outros lugares e que aqui vem procurar o encontro com a mãe de Deus, Senhora das Brotas e, através dela, com Jesus. Que Deus abençoe todos os padres que assumem agora uma nova tarefa e abençoe toda a Diocese”. As palavras são do bispo Dom Sergio Arthur Braschi, durante a posse do padre Luiz Carlos Mirkoski como novo reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul.    

A celebração ocorreu na noite de ontem (24), na capela do Santuário, na presença de muita gente não só de Piraí, mas vinda de Ponta Grossa, Irati, Teixeira Soares, Tibagi, além dos padres Evandro Luis Braun (pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Ponta Grossa), Anderson Marchiori (reitor do Santuário Igrejinha São João Batista, de Arapoti, responsável pela coordenação da Rota do Rosário, da qual o Santuário faz parte),  padre Rodrigo Ribas (vigário da Paróquia Senhor Menino Deus, de Piraí do Sul), Thiago Ingenchki, (pároco da Senhor Menino Deus); padre Hélio Guimarães (reitor do Seminário São José) e padre Jaime Rossa (vigário geral da Diocese) e dos diáconos Vanderlei Staron e Ademar Oliveira.     

Já no início da celebração, o diácono Vanderlei leu o decreto de nomeação, com as atribuições e deveres do novo reitor. Dom Sergio lembrou que padre Luiz está iniciando sua missão junto ao Santuário, que tem entre suas características o ‘caminhar’. “E nós respondemos conforme a primeira leitura de hoje: ‘andarei na presença de Deus’, caminharei. Porque quando a pessoa sabe que existe um santuário, tem a sua devoção e quer conhecer, ela se põe a caminho”, comentou o bispo.     

Marcos Dolato falou em nome dos devotos de Nossa Senhora das Brotas, transmitindo as boas-vindas ao novo reitor. “Este dia servirá de testemunho que Deus não se cansa de derramar o seu amor aos seus filhos, pois quis a bondade divina que o nosso Santuário fosse agraciado por um novo reitor, motivo de alegria e entusiasmo”, afirmou, pedindo que se identificassem os integrantes da Pastoral do Santuário. “A Pastoral é um grupo de homens e mulheres de fé, tementes a Deus, e devotos da bem aventurada Virgem Maria, dispostos a lhe auxiliar em sua nova missão. Conte com nossa disponibilidade no cotidiano da vida pastoral. Lance agora um olhar ao longe e verás esse povo fiel. Permita a nossa amizade e partilharemos juntos das suas alegrias e angústias, ajudando-nos mutuamente. Que a exemplo de São Frei Galvão, homem de Deus que por aqui passou, o senhor possa encontrar abrigo e morada pelo tempo que lhe será conferido por essa missão. Rogamos e entregamos seu trabalho a Nossa Senhora das Brotas, ela que é padroeira de Piraí do Sul, venerada como protetora das lavouras e das criações, dos doentes, necessitados, padroeira também do Caminho das Tropas, da Rota dos Tropeiros, em cujo nome está inserido na Rota do Rosário”, rogou Dolato. Padre Luiz recebeu do casal Gilberto Carneiro e Rose Mara da Luz Carneiro a imagem de Nossa Senhora das Brotas.        

Padre Anderson Marchiori, coordenador da Rota do Rosário, criada há mais de 14 anos, lembrou a importância da Diocese de Ponta Grossa na Rota. “Podem perguntar: mas a Diocese tem um santuário só, que importância tem? Toda a importância. Porque ‘Brotas’ é um santuário antiquíssimo, consolidado e faz parte da mística da Rota porque é a mãe que acolhe os peregrinos”, enfatizou. De acordo com o reitor, a Rota do Rosário surgiu em 2008 como itinerário religioso e de fé, um caminho a ser percorrido, que reúne santuários do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais, que acaba sendo um portal de entrada da Rota. Ela movimenta dois milhões de pessoas ao longo dos 15 santuários, segundo dados do governo estadual.    

“É uma caminhada bonita de evangelização, de cada santuário, que tem sua mística, sua missão e formam para os peregrinos que vêm a pé, de cavalo, de bicicleta, de moto, de carro, caravanas, de ônibus, fazem suas romarias e vão experimentando os frutos espirituais de cada um dos santuários”, acrescentou padre Anderson. A coordenação da Rota do Rosário é formada por seis dos 15 reitores. O grupo trabalha em comunhão com a coordenação que ajuda nos eventos, no meio pastoral e na relação com o governo estadual e em outras instâncias.   

Reconhecimento     
Em sua fala, padre Luiz fez questão de prestar seu reconhecimento e gratidão às tantas pessoas que fizeram parte de sua história. “Há 20 anos, em Irati, aconteceu a minha primeira nomeação, que Dom Sergio fez e foi de reitor do Seminário Mãe de Deus. E 20 anos depois, acontece essa que, talvez, seja a minha última nomeação…Levo Dom Sergio em meu coração. Toda a minha vida sacerdotal foi inspirada na sua pessoa, em seu ministério”, ressaltou, citando ainda os diáconos e o apoio que ele, padre Luiz, sempre deu ao ministério diaconal. “Entre os sacerdotes quero mencionar, como gesto de reconhecimento, o padre Evandro, grande colega de seminário e que por aqui passou e (devido a isso) muitas coisas estamos colhendo hoje, assim como padre Roberval e outros reitores”, afirmou.     

Padre Luiz agradeceu ainda padre Anderson pela acolhida, padres Thiago, Hélio e Jaime, aos pais, à família, pedindo a intercessão de Nossa Senhora por bênçãos à comunidade de Piraí do Sul e para aquelas por onde passou. “E de modo muito especial, quero agradecer às Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que me acolheram carinhosamente, me ofereceram a casa para morar”, enalteceu.     

Diante do ícone de Nossa Senhora das Brotas, em sinal de confiança e de fidelidade, entregou o seu ministério, recordando as paróquias em que esteve e que eram dedicadas a Nossa Senhora. “Renovo o compromisso de fidelidade à Igreja, à minha fé e ao exercício de meu ministério a Nossa Senhora. Tudo o que acontecer e que já aconteceu foi para a glória de Deus e para que Cristo seja tudo em todos”, finalizou emocionado.    

Fonte Assessoria de Comunicação Diocese de Ponta Grossa

Fotógrafo AssCom Diocese de Ponta Grossa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress