Retiro Anual dos Presbíteros 2023

O retiro do clero é um momento de crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo

O clero da diocese de Jacarezinho, junto ao nosso bispo diocesano dom Antonio Braz Benevente, iniciaram na tarde de segunda-feira, 06 de março, o seu Retiro Anual, que acontece no Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos-SP. O retiro iniciou-se com a Santa Missa de abertura que contou com a presença dos sacerdotes de nossa diocese e também de dom Walter Jorge Pinto, bispo da diocese de União da Vitória-PR, que neste ano é o pregador e formador do retiro. Dom Walter é bispo referencial Comissão Regional dos Presbíteros, da CNBB Regional Sul 2. Serão dias de recolhimento, oração, formação e convivência.

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para um contínuo crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo. Esta é uma prática da Igreja Católica realizada pelo Papa, bispos, padres, religiosos e leigos ao longo do ano. 

Para o bom êxito do retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida que, no caso dos presbíteros, diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral. É uma experiência de renovação para que os ministros ordenados sejam semelhantes ao Bom Pastor que era acolhedor, tinha cuidado especial para com os pobres, os doentes e não excluía ninguém (cf. CNBB, Comunidade de comunidades, uma nova paróquia. Estudos da CNBB – 104, p. 24).

Convidamos a todos os diocesanos e diocesanas que rezem pelos nossos padres e pelo nosso bispo diocesano. Que a oração, sob a intercessão da Virgem Maria, a Imaculada Conceição, seja na intenção de que este retiro seja uma experiência de renovação do ministério e de ação de graças pelo chamado que o Senhor fez a cada sacerdote de nossa diocese.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress