O Trabalho Continua: COMTUR estuda a criação de segunda rota turística em Arapoti

Município se prepara para atrair visitantes interessados em turismo rural e religioso.

Depois de criar a Rota da Colonização, com visitação em museus e gastronomia típica dos imigrantes, o Conselho de Turismo de Arapoti (COMTUR) trabalha agora para formatar um roteiro rural, com gostinho raiz da Fazenda, aliado à fé dos que procuram as bênçãos do Monge João de Maria. O passeio experimental foi feito pelo grupo e convidados na última sexta-feira (12) com o objetivo de avaliar a estrutura e os atrativos que o turista vai encontrar ao visitar o campo arapotiense.

A primeira parada é na Propriedade de Dona Zenaide, um pedaço de paraíso localizado no Distrito do Cerrado das Cinzas, há 25 km da sede do município. O friozinho da manhã é logo aquecido com um delicioso café, acompanhado por pão caseiro com torresmo, manteiga fresca e bolo de mexerica. E é bom abastecer as energias, porque logo em seguida a caminhada de 4 km é no meio da mata. No mirante durante o percurso, é possível ver longe os campos do Cerrado e as imponentes formações de pedra.

Como Arapoti está entre os maiores produtores de mel do Paraná e do Brasil, outro atrativo do percurso é conhecer o posto de coleta apícola. O visitante pode ver como são as melgueiras, onde as abelhas depositam o mel que produzem. O almoço típico do campo, feito no fogão à lenha, com frango caipira e curau de milho, já conquista quem vai chegando da caminhada.

Para encerrar o roteiro, os integrantes do COMTUR adentraram o cerrado para conhecer a Fonte do Profeta João de Maria, conhecida por fiéis que procuram cura para doenças do corpo e do espírito. O Profeta João de Maria, também conhecido como o Monge do Paraná, passou por diversas cidades abençoando fontes, realizando curas com ervas e aconselhamentos religiosos.

Para encerrar o roteiro, os integrantes do COMTUR adentraram o cerrado para conhecer a Mina do Monge João de Maria, conhecida por fiéis que procuram cura para doenças do corpo e do espírito.

A jornada proporciona os visitantes o contato com o campo e com a natureza. O transporte pode ser feito de Van ou de ônibus, e é indicado para pessoas que gostam de caminhadas de nível moderado.

“Há quase um ano, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o COMTUR vem buscando alternativas para fomentar o turismo no município. Uma das ações mais recentes da parceria é a criação de roteiros de visitação, que contemplem histórias envolventes, lugares cativantes, e claro, boa comida”, explicou o Presidente do COMTUR, Dirceu Paz Junior.

Fonte:https://www.facebook.com/Comtur-Arapoti-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress