Brasil terá o primeiro trecho do Caminho de Santiago de Compostela na América

A partir deste mês de junho, o Caminho de Santiago de Compostela terá o seu primeiro trecho no continente americano reconhecido pela Catedral de Santiago e oficialmente integrado ao trajeto histórico, o qual será inaugurado em Florianópolis (SC).

O projeto deste Caminho Brasileiro foi idealizado pelos jornalistas e peregrinos Mariana Mansur e Fábio Tucci Farah. Os peregrinos que o percorrerem sairão da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, passarão pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes e chegarão ao Santuário Sagrado Coração de Jesus, perfazendo 21 quilômetros.

Um dos idealizadores desta inciativa, o jornalista e especialista em relíquias da Arquidiocese de São Paulo, Fábio Tucci Farah, explicou à ACI Digital que “para receber a compostela (o certificado de conclusão do Caminho) é preciso percorrer pelo menos 100 quilômetros”.

Segundo ele, “a partir de dezembro de 2016, foi aprovado que, na Espanha, o caminho de La Coruña a Santiago será válido desde que o peregrino percorra os quilômetros restantes em qualquer lugar, podendo ser no próprio país”.

Assim, decidiu entrar em contato com a Oficina do Peregrino para saber como seria comprovado que foram percorridos os quilômetros necessários no país de origem. Foi quando pensou: “por que não criar um caminho aqui com carimbos próprios?”.

O passo seguinte foi definir o local do Caminho Brasileiro. Farah explicou que levou em consideração o fato de que “na Espanha o caminho parte de La Coruña, que é uma cidade portuária”. Nesse sentido, buscou uma cidade litorânea no Brasil para fazer essa ligação.

“Escolhemos Florianópolis por ter um aeroporto internacional perto de onde fica o caminho, assim, estrangeiros também podem percorrê-lo. Além disso, a cidade possui uma associação de amigos do caminho de Santiago muito atuante, que se dispôs a nos ajudar; há também a questão da segurança e a beleza do local”.

A iniciativa do Caminho Brasileiro conta com o apoio da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC), da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI) e da Arquidiocese de Florianópolis.
Os peregrinos que percorrerem este caminho deverão portar a tradicional credencial, fornecida por associações como a ACACSC, e carimbá-la nas quatro igrejas catarinenses. Os carimbos e retratam momentos importantes da história de São Tiago e foram desenhados pelo conceituado artista Spacca, o mesmo que desenhou a logo e a estampa de um santinho.

https://filhosdedeus.blog.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress