Pastoral do Turismo da CNBB Sul 2 realiza Encontro de Santuários em Curitiba

Aconteceu nos dias 06 e 07 de maio no Santuário da Divina Misericórdia em Curitiba o Encontro de Santuários do Paraná. O evento promovido pela Pastur – Pastoral do Turismo da CNBB Sul 2, congregou padres, reitores, religiosos e leigos das coordenações e associações de trinta e dois dos cento e vinte santuários do Paraná. Este evento tem por finalidade, promover a união dos santuários através de momentos de oração, partilhas e trocas de experiências.

No formato de Mesa Redonda, foram trabalhados os seguintes temas: infraestrutura de acolhimento e seus desafios (Paraná Turismo); Santuário/paróquias e seus desafios (Pe. Evandro Luis Braun – Assistente Eclesiástico da Pastur); Santuários e a face de maria (Pe. Celso Miqueli – Coordenador da Rota do Rosário); A espiritualidade – vida no Santuário (Pe. Edevanderson Cordeiro – pelo Conselho Nacional dos Santuários do Brasil, Região Sul) e o Santuário nasce no coração do devoto (Pe. Celso Miqueli).

As cidades representadas por meio de seus santuários e atrativos foram: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cianorte, Cascavel, Maringá, Pirai do Sul, Jacarezinho, Arapoti, Paranaguá, Braganey, Imbituva, Prudentópolis. Após as apresentações, foram apresentadas as datas para os próximos encontros, sendo ainda neste ano de 2019: o II Encontro de Santuários em Tomazina PR, dias 04 e 05 de novembro.

Em 2020: Encontro de Regional dos Santuários do Sul (PR, SC e RS), em Curitiba PR, dias 17 a 19 de fevereiro de 2020; o I Encontro de Reitores, dias 25 e 26 de maio, em Cianorte PR e o II Encontro de Santuários em Prudentópolis, dias 26 e 27 de outubro de 2020.

Impressões do Encontro

Após as apresentações de cada santuário, nas mais variadas expressões da graça de Deus sempre viva e atuante em cada espaço sagrado, a impressão e a certeza que os participantes levaram consigo é que Deus em sua infinita misericórdia se faz presente e atua de modo privilegiado em cada Santuário, manancial de bênçãos e porta aberta de sua misericórdia. Ele age e atua, confia e espera que todos possam beber desta fonte de graças que são os santuários, lugares celebração, encontro, alegria, reconciliação e de paz. Precisamos aprender a sonhar os sonhos de Deus. E o sonho dele é este: que cada pessoa possa encontra-Lo no Santuário, porta aberta da inesgotável misericórdia de Jesus, disponível a todos que O buscam.

Nova coordenação.

Após uma caminhada de seis anos, desde 2014, nos primeiros passos desta caminhada dos santuários no Paraná, a atual coordenação Diác.Paulo Henrique Capillé Fernandes, Coordenador, Pe. Evandro Luis Braun, Assessor Eclesiástico e Pe. Celso Miqueli, Secretário Executivo, encerram suas atribuições, e, ao término deste encontro, foram votados nomes que serão apresentados para a Presidência da CNBB Sul 2, a fim de compor nova coordenação.

Texto:Padre Celso Miqueli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress