200 anos do Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva

No dia 15 de setembro de 2023, na celebração da memória da Bem-aventurada Virgem Maria das Dores, a mãe do bom Jesus, a Paróquia Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria celebrou seus 200 anos de criação e evangelização na cidade de Jaguariaíva-PR. Nesta mesma data, a cidade também comemorou seus 200 anos de história.

As festividades se iniciaram, pela manhã, com a bênção do Monumento dos 200 anos, instalado no fundo do Santuário. O monumento teve uma bênção especial de nosso bispo diocesano dom Antonio Braz, que juntamente do pároco e reitor, padre Maycon José, colocaram a cápsula do tempo dentro do monumento, que foi lacrado e deverá ser aberto daqui a 200 anos novamente.

Após a bênção, houve uma carreata com a imagem do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria pelas ruas de Jaguariaíva e, na sequência, dom Antonio Braz celebrou a Santa Missa Solene de Ação de Graças, sendo concelebrada pelos padres: Maycon José, pároco e reitor do Santuário; Antônio de Pádua, vigário paroquial do Santuário, monsenhor Antônio Carlos Zakir; padre Aranildo Pereira; padre José Orlando; padre Edino Lopes; padre Aíde Vieira; padre José Simão; padre José Paulo. Também esteve presente o diácono permanente Nelson de Moura e membros da comunidade em geral.

Ao final da cerimônia, foi ofertada uma nova coroa de ouro à imagem do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, como marco do bicentenário paroquial. Padre Maycon agradeceu a presença de todos, aos que colaboram e já colaboraram pela construção espiritual e material desta comunidade. Antes da bênção final, todos se dirigiram ao fundo do Santuário para a descerração da placa comemorativa. Proferindo a bênção final sobre todos por dom Antonio, encerrou-se a celebração e, para finalizar esta grande festividade, realizou-se um delicioso almoço no salão paroquial.

CONHEÇA A HISTÓRIA DA PARÓQUIA
Jaguariaíva, com a sua tradição tropeira tem como padroeiro  o Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, piedade popular oriunda de açores Portugal. Por essa região passava o “Caminho das Tropas”, ligando Viamão no Rio Grande do Sul, a Sorocaba, em São Paulo, sendo paulista e curitibanos seus primeiros povoadores brancos.

Em 1796, feito o primeiro registro de propriedade de terra, sendo paulatinamente ocupada a região por fazendas de criação de gado. Como centro do comércio à beira da estrada, desenvolveu-se um povoado que no século seguinte (1823) é elevado à categoria de freguesia e em, 1875 à categoria de município.

Em 1795, foi construída a primeira capela, na Fazenda de Jaguariaíva, onde residia dona Isabel Branco e Silva e seu esposo, o Coronel Carneiro Lobo; doando em 20 de abril de 1866 a imagem do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria. A Igreja do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria teve sua construção iniciada em 1869 e concluída no ano seguinte. Funcionou como Matriz da cidade até 1954, quando essa função foi atribuída à Igreja São Francisco de Assis, construída na parte baixa da cidade, área para a qual se deslocara o centro social e econômico.

A perda da sua função de matriz provocou sua desativação por alguns anos. Em 1964, com os padres da Congregação dos marianos da Imaculada Conceição, foi reaberta com vida paroquial, mas sem o decreto diocesano. E, por força da pressão da comunidade e ação das autoridades eclesiásticas locais, procederam a sua reforma e ampliação. Em 02 de fevereiro de 1986 é assinado o decreto de Reereção da Paróquia pelo bispo coadjutor e administrador apostólico dom Conrado Walter, SAC; e a nomeação do pároco Padre Genézio Bertinatti, passando aos cuidados dos padres diocesanos da diocese de Jacarezinho o pastoreio da referida paróquia.

Em 31 de janeiro de 2016, ocorreu a Elevação da Paróquia como Santuário Diocesano, por meio de decreto diocesano assinado por nosso bispo, dom Antonio Braz Benevente. Na mesma data foi dedicada a Igreja e consagrado o novo altar. Assim, a comunidade segue neste importante trabalho de evangelização nos campos gerais, nas terras jaguaraivenses, sob as bênçãos do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria.

FONTE: Site Diocese de Jacarezinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress