Igrejinha de Arapoti entra nos Atrativos da Rota

Atrativo: Igrejinha de Arapoti – Patrimônio Histórico

Padroeiro:São João Batista

Dia mensal de celebração: Dia 24

Comemoração anual: 24 de junho

Breve Histórico

No ano de 1929, um grupo de famílias que residiam no bairro Cachoeirinha (hoje Arapoti), sentiram a necessidade de construir uma capela e, com a doação de um terreno através do Sr. João Kluppel e Sra. Romana Duarte de Camargo iniciou-se a construção da Capela em madeira e, neste mesmo ano, a capela foi concluída e recebeu como padroeiro São João Batista.

No ano de 1948, Cachoeirinha já contava com mais de cem famílias e nesta época, a antiga capela de madeira já estava danificada. Era desejo dos moradores construírem uma igreja de alvenaria. A Sra. Maria Geralda Palma Rolim e a Sra. Rosa Possatto começaram a trabalhar para realização desta tarefa. Através de doações específicas promoções de festas a nova Igreja ficou pronta um ano depois (1949).

Durante mais de trinta anos esta Igreja atendeu as necessidades da Paróquia de Arapoti, que passou a condição de município em 1954.

Na década de 80, depois de concluída a nova Igreja Matriz, capacitada para acolher maior número de pessoas a “Igrejinha” como assim foi chamada, ficou desativada até 1992.

Após ser declarada como Patrimônio de Interesse Histórico do Município de Arapoti, através da Lei 340 sancionada pelo então Prefeito Municipal Homar Negrão, em 1990 é que houve a primeira restauração, sendo a obra realizada pela Prefeitura Municipal.

A Igrejinha estava restaurada, mas a falta de manutenção fez com que ela se tornasse inadequada para uso e esta teve que ser novamente fechada.

Vendo a necessidade urgente de restauração a mesa diretora da Câmara Municipal de 2009 solicitou a inclusão no PPA – Plano Plurianual 2010/2013, de um valor orçamentário para a realização da restauração que foi concretizada através da Lei 1339, sancionada em 26 de junho de 2012, pelo Prefeito Municipal Luiz Fernando de Masi. Lei esta, que autorizou o pagamento da mão de obra da restauração e reforma.

Tendo verba para a mão de obra, houve a união de esforços das Empresas e Comunidade de Arapoti que conseguiram recursos para a compra dos materiais, reforma do altar, bancos e colocação de grade de proteção.

A Restauração desta primeira etapa foi concluída em 24 de Junho de 2013, possibilitando sua reabertura para o uso, porém, se faz necessário a restauração dos vitrais e devolução da Cúpula de Metal, para a “Igrejinha” presente dos camponeses da época que tinham como principal atividade a plantação de cebola, daí a origem do seu formato. Certamente esta nova etapa terá sucesso, assim que toda a comunidade retomar de forma participativa as ações para este fim, sob a coordenação da Comissão “Amigos da Igrejinha” que promoveu a campanha “Quem ama restaura” oferecendo vários produtos e serviços.

Agradecimentos especiais a todos que acreditaram neste sonho, entre padres, leigos, benfeitores diversos que lutaram para a conservação deste patrimônio fruto do suor e do trabalho de muita gente.

Agradecemos ao Pe. Jair Claro e ao Pe. César Garcia igualmente Pe. Benedito Vieira Neto que por aqui passaram e lutaram por esta restauração. Atualmente a Igrejinha está sendo muito bem utilizada, recebendo a visita de muitas pessoas durante o dia e nas atividades promovidas também a noite.

Endereço: Praça Romana Duarte, 48 Cx 31 Arapoti/PR

Fone: (43) 3557-1207

Site Oficial: www.paroquiasjbarapoti.com.br

Comunidade no Facebook:

https://www.facebook.com/paroquiasaojoaobatistaarapoti

Email: psbj_arapoti@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress